O que significa atividades de lazer?

Perguntado por: alima . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

As atividades de lazer são vivências culturais, em seu sentido mais amplo, que englobam os diferentes interesses humanos, as diversas linguagens e manifestações; As atividades de lazer podem ser realizadas no tempo livre das obrigações profissionais, familiares, domésticas, religiosas e das necessidades físicas.

Lazer é um substantivo masculino que faz referência a tempo livre, folga, utilizado para diversão ou descanso. Lazer vem do latim licere.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

  • Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
  • Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

O lazer contribui para o desenvolvimento social do ser humano, que também contribui para o desenvolvimento das amizades, e da confiança em si mesmo. As circunstâncias atuais na vida das pessoas, tem feito do lazer um ato cada vez menos frequente no ambiente familiar.

A Recreação e o Lazer são atividades saudáveis para o desenvolvimento físico e emocional. Onde crianças e adolescentes constroem o seu universo. É por meio dessas atividades físicas que combatemos o sedentarismo das crianças e adolescentes, principalmente nos dias atuais, em que a há redução de espaços livres.

Adote hábitos saudáveis: alimente-se de maneira saudável; não fume; evite café e bebidas alcoólicas em excesso; não dirija após ingerir bebida alcoólica; procure dormir 8 horas diárias; faça atividades esportivas e de lazer regularmente; resolva problemas de forma racional, encarando-os positivamente; administre seu ...

Segundo Marcelino (2006) o lazer pode ser classificado de acordo com seus conteúdos culturais que podem ser artísticos, intelectuais, manuais, físico- esportivos, turísticos e sociais.

A prática de lazer pode desenvolver diversos aspectos na vida das pessoas, melhorando aspectos físicos, motores, sociais e emocionais. O lazer também pode ajudar a melhorar nossa qualidade de vida, que envolve domínios físicos, psicológicos, de relações sociais e meio ambiente.

O lazer como conceito passou a ser discutido após a Revolução Industrial, antes disso, o que havia eram discussões sobre o tempo de ócio, o não trabalho. O lazer só conseguiu espaço a partir do Século XIX, com a mudança de comportamento de toda uma sociedade com relação ao trabalho, tendo início nos países europeus.

O lazer possui um caráter livre, hedonístico e pessoal, tendo como funções o descanso, o divertimento e o desenvolvimento dos indivíduos.

Além dos conteúdos culturais do lazer, estruturam-se, também, três pilares: o divertimento, o descanso e o desenvolvimento (pessoal e social).

Assistir filmes, apresentações de dança, navegar na internet. Atividades... São exemplos de atividades de lazer, EXCETO: Esportes; encontros e festas.

Equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso: 7 dicas essenciais

  1. Pratique atividades físicas. ...
  2. Dê atenção à sua saúde mental. ...
  3. Tenha momentos de relaxamento. ...
  4. Tenha um tempo para passar com a família e os amigos. ...
  5. Desenvolva bons relacionamentos. ...
  6. Cuide do seu sono. ...
  7. Tenha uma alimentação balanceada.

A atividade física, por sua vez, consiste em movimento corporal com gasto energético, ou seja, um gasto de energia maior do que ocorre quando se está em repouso, como, por exemplo, subir e descer escada ou o trajeto a pé até a escola. O lazer está relacionado ao tempo que se tem para fazer o que dá prazer.

Além disso, o lazer abre um campo educativo para se exercitar equilibradamente as possibilidades da participação social lúdica podendo contribuir com objetivos consumatórios, como relaxamento, o prazer e os instrumentais como o desenvolvimento pessoal, favorecem também o desenvolvimento social.