O que significa atividades concretas?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Toda criança que participa de atividades concretas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável. As atividades concretas permitem progressos na capacidade de raciocínio, de criatividade, de leitura e de escrita.

SABERES E CONHECIMENTOS: Valores e hábitos da vida em sociedade. Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das artes visuais e seus usos. Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.

Traços, sons, cores e formas
As atividades desse campo destacam a experiência dos alunos com os diferentes movimentos artísticos, científicos e culturais. Elas também incluem um contato mais próximo com a música e a linguagem visual.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.

Os 5 campos de experiência da BNCC

  1. O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
  2. Corpo, gestos e movimentos. ...
  3. Traços, sons, cores e formas. ...
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Os eixos da Educação Infantil

  • Movimento.
  • Música.
  • Artes Visuais.
  • Linguagem Oral e Escrita.
  • Natureza e Sociedade.
  • Matemática.

Planeje as aulas com base nos campos de experiências

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.

plurais na sua constituição e natureza. Os autores identificam na práxis docente quatro modalidades de saberes: os saberes disciplinares; os saberes da formação profissional para o magistério; o saberes curriculares e os saberes da experiência.

Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.

As 8 áreas do conhecimento
De forma geral, as áreas do conhecimento eram compreendidas em três: humanas, exatas e biológicas.

Ao todo, são cinco itinerários formativos, sendo um para cada área do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional).

Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.

A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.

O que envolve esse Campo de escuta, fala, pensamento e imaginação? O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.