O que significa atividades concretas?
Toda criança que participa de atividades concretas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável. As atividades concretas permitem progressos na capacidade de raciocínio, de criatividade, de leitura e de escrita.
O que são os saberes e conhecimentos na Educação Infantil?
SABERES E CONHECIMENTOS: Valores e hábitos da vida em sociedade. Suportes, materiais, instrumentos e técnicas das artes visuais e seus usos. Organização, comparação, classificação, sequenciação e ordenação de diferentes objetos.
Quais são as áreas de conhecimento da Educação Infantil?
Traços, sons, cores e formas
As atividades desse campo destacam a experiência dos alunos com os diferentes movimentos artísticos, científicos e culturais. Elas também incluem um contato mais próximo com a música e a linguagem visual.
O que trabalhar no campo de experiência corpo gestos e movimentos?
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.
Quais são os cinco campos de experiência?
Os 5 campos de experiência da BNCC
- O eu, o outro e o nós. As crianças devem interagir entre si e com adultos para criar percepções sobre si mesmas e sobre os outros. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Quais são os 7 eixos da Educação Infantil?
Os eixos da Educação Infantil
- Movimento.
- Música.
- Artes Visuais.
- Linguagem Oral e Escrita.
- Natureza e Sociedade.
- Matemática.
Como fazer um plano de aula para a Educação Infantil de acordo com a BNCC?
Planeje as aulas com base nos campos de experiências
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Quais os conteúdos da Educação Infantil 4 e 5 anos?
O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
Quais são os 4 saberes?
São eles:
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a conviver;
- Aprender a ser.
Quais são os 4 saberes do educador?
Para o mesmo autor, durante exercício da docência os professores adquirem e mobilizam diversos tipos de saberes docentes tais como: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais.
Quais são os 4 saberes docentes?
plurais na sua constituição e natureza. Os autores identificam na práxis docente quatro modalidades de saberes: os saberes disciplinares; os saberes da formação profissional para o magistério; o saberes curriculares e os saberes da experiência.
Quais são as três grandes áreas de desenvolvimento infantil?
Podemos observar quatro áreas no desenvolvimento de uma criança, as quais são: a física, a cognitiva, a emocional e a social. Essas áreas necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção.
Quais são as 3 grandes áreas do conhecimento?
As 8 áreas do conhecimento
De forma geral, as áreas do conhecimento eram compreendidas em três: humanas, exatas e biológicas.
Quais são as 5 áreas de conhecimento da BNCC?
Ao todo, são cinco itinerários formativos, sendo um para cada área do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional).
Qual é o campo de experiência que trabalha à coordenação motora fina?
Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. Elas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.
O que trabalhar no campo de experiência traços sons cores e formas?
A proposta do Campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” valoriza a produção artística, promovendo a criação de repertório, o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e da experimentação com o corpo e com diversos materiais.
O que trabalhar no campo de experiência escuta fala e pensamento?
O que envolve esse Campo de escuta, fala, pensamento e imaginação? O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.