O que significa atingir o Nirvana?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Nirvana é uma palavra do contexto do budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual. O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”.

1. Estado de beatitude muito perfeito que é o objectivo supremo do devoto budista. 2. [Figurado] Apatia, inércia, o nada, o aniquilamento.

Sidarta foi um ser humano que atingiu o ápice da evolução espiritual ao atingir o nirvana. Ao chegar a esse ponto ele satisfaz completamente seus interesses e se habilita a ajudar os outros para que aprendam o mesmo caminho.

São eles:

  • Compreensão Correta (Samyag-drsti);
  • Pensamento Correto (Samyak-samkalpa);
  • Fala Correta (Samyag-vac);
  • Ação Correta (Samyak-karmanta);
  • Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);
  • Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  • Atenção Correta (Samyak-smrti);
  • Concentração Correta (Samyak-samadhi).

1987

Nirvana foi uma banda norte-americana de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen no ano de 1987, que obteve grande sucesso no movimento grunge de Seattle no início dos anos 1990.

Já o nirvana, meta do Budismo, é uma condição de extrema paz, iluminação, “o apagar do fogo das paixões” e a extinção do ego, e o fim da necessidade de reencarnar. O nirvana é, na prática, o que tornaria um homem comum um Buda.

Samsara significa perambulação. O nirvana é o mundo dos não impulsos, não desejos, não pensamentos, NIR, significa não e VANA pode ser entendido como ventos, ou fogo, no sentido de ventodas emoções, paixões e impulsos. Então é um mundo onde há paz e não somos empurrados de lugar para lugar pelos ventos dos desejos.

A Flor de Lótus

A Flor de Lótus é um dos maiores símbolos do budismo. É um tipo de flor que nasce na lama e se abre quando é exposta ao sol. Para o budismo, a flor de lótus representa o ser humano, que tem suas raízes em sofrimentos e insatisfações (caule), mas que pode alcançar a iluminação (a flor).

A religião budista na sua forma clássica não é teísta, ou seja, não possui um Deus. O Budismo é uma religião e filosofia orientais, fundada por Sidarta Gautama, o Buda. Buda não se acreditava uma divindade que devesse ser adorada, e sim um guia espiritual com seguidores de suas crenças e práticas.

Dharma, ou darma, é uma palavra em sânscrito que significa aquilo que mantém elevado. Também é entendido como a missão de vida, o que a pessoa veio para fazer no mundo. A raiz dhr na língua antiga do sânscrito significa suporte.

"O carma é algo tão simples quanto a lei de causa e efeito: existe uma causa, ela produz um efeito que, por sua vez, se torna a causa de outro efeito." E essa cadeia contínua de causas e efeitos é o que constitui "a existência do universo e do ser humano".

Não há, nunca houve, nem nunca haverá um homem que seja sempre censurado, ou um homem que seja sempre louvado.

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade. A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você. Há somente dois erros que se podem fazer ao longo do caminho para a verdade: não ir até ao fim, e não partir. A verdade está dentro de nós.

O ensinamento de Buda diz que o caminho está no coração - ou seja, a solução almejada está dentro de cada um de nós. Olhar para dentro de si e ver, sem julgamentos, seus desejos, ambições, amores, dores e medos é o primeiro passo para o crescimento espiritual e para a transformação da forma de viver.

Um deles, o Hollywood Rock, conseguiu o trunfo de trazer ao país em 1993 a maior banda do planeta naquele momento: o Nirvana. Como é de praxe para qualquer grupo no nível do trio de Seattle, a passagem deles pelo Brasil em fevereiro de 1993 entrou para a história. E, neste caso, para a infâmia.

Segundo o Budismo, "nirvana" é um estado de libertação de sofrimento, livre do apego aos sentidos e ao material, com a finalidade de buscar a paz interior e a essência da vida. O nome, é claro, também batizou a clássica banda de Kurt Cobain, que foi fundada no final dos anos 1980.

O budismo considera o desejo ou apego como a causa imediata do sofrimento, e chega à clássica conclusão: “O mal é o exagero do bem, produto do egoísmo e da ganância humanos.” (Ibidem, v. 2, p. 60).

O budismo no Brasil tem características singulares em relação ao de outros países. O país abriga a maior colônia de japoneses e descendentes fora do Japão, e essa comunidade nipônica trouxe, consigo, uma variedade de sacerdotes e instrutores budistas em distribuição significativamente diferente da que existe no Japão.

A banda de rock Nirvana foi criada nos Estados Unidos, em 1987. Ela era formada inicialmente pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic. Vários bateristas passaram pela banda, mas quem ficou por mais tempo foi Dave Grohl.

Os seis caminhos são: Inferno, Bestial, Demônios, Fome, Humano e Buda. Na verdade, em ambas representações esses caminhos, ou mundos, representam características que nós humanos podemos assumir em nossa vida.