O que significa assobio na favela?

Perguntado por: bjaques . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O assobio foi se desenvolvendo de tal forma que nasceu um novo jeito de se comunicar, com algumas pessoas conseguindo mesmo manter uma conversa por meio de assobios (bem menos cansativo que gritar). O assobio atinge distâncias superiores a 1 km, mas há até quem vá passando mensagens pra destinatários mais afastados.

GERENTE GERAL - é o responsável pela administração da boca. GERENTE DO BRANCO - é o responsável pelo tráfico de cocaína no morro. GERENTE DO PRETO - é o responsável pelo tráfico de maconha no morro. Os gerentes (tanto de cocaína quanto de maconha) têm normalmente mais de 18 anos.

Cada biqueira média conta com 12 vapores – que se dividem em seis, revezando-se em turnos de 12 horas de trabalho – e dois olheiros, que avisam quando policiais não corruptos estão por perto.

“Dono do morro” é a expressão que atualmente designa o chefe do tráfico de drogas em favelas do Rio de Janeiro. Esta categoria se aplica apenas quando se trata da venda de drogas em territórios controlados por “facções” ou “comandos” criminais, como o Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e Amigos dos Amigos.

[Brasil, Informal] Diz-se de ou criança que se posiciona geralmente em locais estratégicos de uma favela para avisar traficantes ou afins da chegada da polícia, muitas vezes com foguetes.

37)

O crack

O crack dá muito mais dinheiro." As palavras de Léo, 29 anos, ex-traficante que atuava em cidades satélites de Brasília, apontam para um dos principais fatores do aumento do crack nas grandes e média cidades brasileiras.

Crack é barato, dá pouco ou nenhum lucro para o traficante e, por isso, não é visto como algo rentável pelos bandidos.

33 da Lei 11.343/2006, nos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes, as penas poderão ser reduzidas de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), desde que o agente seja primário, de bons antecedentes e não se dedique a atividades criminosas nem integre organização criminosa.

Johnny Bravo

Johnny Bravo, de 36 anos, é chefe do tráfico na Rocinha e está foragido. Informações de inteligência da Polícia Civil indicam, ainda, que Johnny Bravo matou um integrante de sua quadrilha, identificado como Patrick, por suspeita de estar se relacionando com a sua esposa.

Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, é ligado a facção Comando Vermelho e chefia o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Rabicó foi preso em 2008, em Mamanguape, Pernambuco, onde adquiriu uma casa e morava com sua família, como empresário do setor de reciclagem, segundo as investigações da polícia.

O método para produção da maconha prensada é utilizado pelos contrabandistas para facilitar o transporte e evitar que o material seja detectado pelos policiais. Em muitos casos, outras substâncias são adicionadas, que vão desde outras plantas até solução de bateria, esterco ou urina.

Ponto de drogas, popularmente chamado de boca de fumo, refere-se ao local, geralmente um barraco ou botequim, onde é feita a venda de drogas ilícitas tais como maconha, cocaína, loló, key e crack.

Na gíria urbana popular, significa boca de fumo, lugar onde se vendem drogas, "bocada". Local onde se pratica o comércio de entorpecentes.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Hoje tá tudo 2.

3- Parada. É uma das gírias cariocas que estão conquistando o resto do Brasil. Tem o mesmo significado de “trem” para os mineiros e “bagulho” para os paulistas, ou seja, serve para substituir a palavra coisa.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

O «vapor» é responsável pela venda da droga e o «gerente» por organizar a entrada e saída de drogas no local.

O campana, função mais baixa na hierarquia do tráfico (veja ao lado), ganha R$ 300 por semana. Em um mês, o adolescente arrecada o dobro do salário mínimo, além de outras “vantagens” por fazer parte do crime organizado. “Eles conquistam fama, meninas bonitas e o poder do revólver na cintura”, diz Malheiros.

A cocaína vem da Bolívia, Peru ou Colômbia, e parte dela é entregue nas cidades, levada pelos matutos. Eles se encarregam de levar a droga na mochila, de ônibus ou carro, e são parte fundamental do abastecimento das cidades.

Art. 21 - Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Parágrafo único - O agente que excede culposamente os limites da legítima defesa, responde pelo fato, se este é punível como crime culposo.]