O que significa as três árvores na bandeira do Piauí?

Perguntado por: nbrito . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

três palmeiras nativas do Estado, a carnaúba (arrudaria cerifera), à destra lembra a fase nômade e pastoril de penetração pelos Bandeirantes do território virgem; o burity (mauricia vinifera) ao centro, marcando a época subsequente de fixão e estabelecimento dos núcleos de população e do tamanho das terras; e o ...

No Retângulo branco, ao centro existem três peixes que representam o Rio Parnaíba , Uruçuí-Preto e Balsas e também simbolizam o Alimento e a prosperidade, eles possuem traçados simétricos para simbolizar a igualdade.

Quanto a estrela branca da bandeira do Piauí, o professor fala que ela representa a constelação de Antares representante do Piauí dentro da bandeira do Brasil. Já a data que aparece na bandeira do Piauí, 13 de março de 1823, na verdade representam o dia, mês e ano da Batalha do Jenipapo.

Foram criados por iniciativa do então governador do Estado, João Luís Ferreira e por seu secretário de Obras e Viação Pública, Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves. A bandeira constituía-se das mesmas cores da bandeira brasileira e a estrela corresponde ao Piauí como um estado da Nação.

João Paulo de Sousa

O fundador do Piauí foi João Paulo de Sousa quem a seu mando a colonização se intensificou durante 1660 a 1670, quando a região se tornou objeto de cobiça por parte de baianos e paulistas. As sesmarias eram doadas por governantes da Bahia, Pernambuco, Pará e Maranhão.

Árvores também são representações de beleza, força e crescimento pessoal. Com o passar dos anos, elas se tornam cada vez mais fortes e maiores. Mas continuam firmes no solo, equilibradas pelas raízes que as nutrem com tudo o que precisam para se desenvolver.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

A árvore nos traz uma simbologia muito forte da vida, dos ciclos, da obra, da relação com o meio e dos diferentes momentos pelo qual passamos.

O surucuá-de-barriga-vermelha é a ave símbolo do estado do Piauí.

Jandaia Sol

Figura 4: Jandaia Sol, ave símbolo de Teresina. Instituído pelo Art. 1º do Decreto Nº 2.407, de 13 de agosto de 1993.

O que é Brasão:
O brasão, também chamado de brasão de armas, é um desenho criado para identificar famílias, indivíduos, corporações, cidades e países. Os brasões geralmente têm como elemento central um escudo, arma de defesa utilizada pelos guerreiros medievais.

A estrela do Pará é separada das demais porque representava a única parte que estava no hemisfério norte. As estrelas na bandeira do Brasil representou estrelas do céu do Rio de Janeiro na proclamação da república. Cada estrela representa um estado.

A estrela Spica, por exemplo, se encontra acima da faixa que expressa “Ordem e Progresso” e representa o Estado do Pará, que naquele ano correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.

O Governo do Estado inicia, nesta segunda-feira (17), as comemorações dos 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil – O Dia do Piauí, cuja data é 19 de outubro.

O estado do Piauí completa este ano 195 anos de emancipação. A data comemorativa (19 de outubro), é uma alusão à primeira assinatura de adesão do estado à Independência do Brasil, fato ocorrido na cidade de Parnaíba, em 19 de outubro de 1822.

Em 1718 foi criada a capitania de São José do Piauí, que veio a se tornar uma província no século XIX, mais precisamente em 1821. No ano em que o Brasil foi declarado como uma república, 1889, o Piauí se tornou oficialmente um estado. Seu nome é derivado do tupi-guarani, e significa “rio dos piaus”.

Quais são as lendas e mistérios no folclore do Piauí?

  • Cabeça de Cuia. Primeiramente, vamos falar de uma das mais famosas – ousamos dizer que é a mais difundida – na cultura popular. ...
  • Bumba meu boi. ...
  • Escrava luminosa. ...
  • Quadrilha no folclore do Piauí

A arte e a cultura em Teresina revelam-se em manifestações de danças folclóricas, como Bumba-meu-boi, Reisado e Quadrilha, ou nas lendas da cidade como Cabeça de Cuia, Num-se-Pode, Porca do Dente de Ouro, Miridam e Zabelê.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Pau-brasil

Pau-brasil, a árvore símbolo do país.