O que significa as siglas Unesco e Iphan?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Nesta quinta-feira, 23 de junho, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, e a representante adjunta da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, conversaram sobre os projetos de cooperação ...

De acordo com a classificação da UNESCO, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor universal excepional do ponto de vista histórico, estético, arqueo-lógico, científico, etnológico ou antropológico.

Resposta verificada por especialistas
O IPHAN preserva, identifica, fiscaliza, revitaliza, restaura e divulga os bens culturais do Brasil. A UNESCO trabalha para desenvolver a proteção do patrimônio cultural, incluindo o patrimônio cultural subaquático.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento ...

O objetivo principal da fiscalização do Iphan é assegurar a integridade do patrimônio cultural tombado no que se refere a sua preservação e conservação.

Gostaria de saber se a pronúncia da sigla IPHAN é "ipan" ou "ifan" como a maioria da mídia pronuncia. (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Obrigado. O acrónimo IPHAN deve ler-se com a oclusiva surda [p], dado que o dígrafo ph não existe como tal na atual sincronia.

Patrimônio cultural imaterial e a Unesco
O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

“Os resultados das parcerias entre Iphan e UNESCO são notórios à sociedade, seja ao visitar sítios patrimônio mundial presentes em vários estados do país, nas capacitações do Centro de Formação Regional, como é o Lúcio Costa, ou ainda em iniciativas do patrimônio imaterial com a preservação da memória”, disse.

O Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela Unesco em 2016. A Pampulha é o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.

A Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO) é a agência especializada do Sistema ONU que tem como missão contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da ...

As designações de Patrimônio Mundial frequentemente estimulam as economias locais, incentivando o turismo. Além disso, a UNESCO financia e supervisiona numerosos esforços para preservar e restaurar locais em todo o mundo.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dá um passo importante para o fortalecimento das ações de preservação dos bens culturais materiais do país, contando para isso com a participação de toda a sociedade.

Muitos dos lugares considerados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO - como patrimônio natural e cultural da humanidade se encontram ameaçados ou em risco de desaparecimento por motivos relacionados a guerras e conflitos políticos; questões étnicas e religiosas; tráfico ...

Unesco é a sigla para Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A maioria dos Estados membros estabeleceu Delegações permanentes junto da UNESCO, estas são dirigidas por Embaixadores, assegurando a ligação entre a Organização e os seus governos. Todos os Estados membros estabeleceram uma Comissão Nacional da UNESCO.

Em seus primeiros anos, a UNESCO ajudou a reconstruir escolas, bibliotecas, museus e fundações educativas que haviam sido destruídas na SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, além de se constituir como fórum de intercâmbios de ideias e conhecimentos científicos.

O Iphan zela pelo cumprimento dos marcos legais, efetivando a gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos bens reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade.

Uma das formas que o Iphan utiliza para cumprir sua misssão - a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro - é o fomento à conservação, recuperação e salvaguarda dos bens culturais com investimentos e estimulos à produção cultural no Brasil.

Ele era uma forma de preservar a história em meio aos progressos resultantes da industrialização do país. A atividade do Iphan de preservação de acervos e monumentos históricos contribui para a compreensão da identidade cultural da sociedade.