O que significa as siglas Si MRU e MRUV?

Perguntado por: dperes8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Nessa aula você vai aprender os conceitos fundamentais para resolver problemas com MU – Movimento Uniforme; MRU – Movimento Retilíneo Uniforme, e de MRUV – Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Todos eles estão relacionados aos estudos do Movimento na Física.

O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

Uma vez que varia da mesma forma, o que revela constância, o movimento é chamado de uniformemente variado. A trajetória reta desse movimento pode ocorrer na horizontal ou na vertical. Exemplo disso é um carro percorrendo uma trecho retilíneo em uma estrada ou um foguete sendo lançado ao espaço.

O que é o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)?
Nesse caso, pode-se dizer que existem dois tipos de Movimentos Retilíneo Uniformemente Variado. O acelerado e o retartado. Acelerado: Aceleração e velocidade possuem o mesmo sentido.

A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.

Para um corpo em MRU, a posição num instante t qualquer é dada pela função horária da posição: S (t) = S0 + v .

O Movimento Retilíneo Uniforme é a mesma coisa que o MU, exceto pelo fato de que, obrigatóriamente, o trajeto percorrido pelo corpo deve ser uma linha reta. A equação horária do MU serve para prever como o espaço vai variar de acordo com o tempo.

As funções horárias do MUV são fórmulas utilizadas para determinar os parâmetros de posição, velocidade e aceleração de um móvel que se desloca com aceleração constante. As funções horárias do MUV são equações utilizadas para descrever a trajetória de corpos que se movem com aceleração constante.

De uma forma simples, a principal diferença entre esses dois movimentos é que no movimento uniforme (MU), a velocidade é constante; já no movimento uniformemente variado (MUV), é a aceleração que mantém essa constância.

Movimento Uniformemente Variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é aquele que é realizado em linha reta, por isso é chamado de retilíneo.

Quando um móvel mantém velocidade constante, ele executa um movimento uniforme. Quando executa um movimento com aceleração constante, temos um movimento uniformemente variado.

Os gráficos do MUV que relacionam a aceleração com o tempo são bastante simples: trata-se de retas paralelas ao eixo horizontal. No caso em que o movimento é acelerado, a reta é desenhada acima do eixo das abscissas; caso contrário, ela é desenhada abaixo desse mesmo eixo.

A velocidade média de um movimento é calculada pela razão entre o deslocamento percorrido e o intervalo de tempo.

Semelhanças: são movimentos em linha reta. Diferenças: o MRU tem velocidade constante e não tem aceleração; já o MRUV não tem velocidade constante e tem aceleração.

S = S0 + V.t é a função horária da posição no movimento retilíneo uniforme.

Em 1604, Galileo publicou De motu accelerato em que demonstra teoricamente a lei do movimento uniformemente variado, segundo a qual a velocidade da queda de um corpo cresce uniformemente com o tempo.