O que significa as siglas IDH é PIB?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O objetivo da criação do Índice de Desenvolvimento Humano foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

O Índice de Desenvolvido Humano baseia-se nos parâmetros de saúde, educação e renda para avaliar o desenvolvimento de um país. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida geral e sintética usada para classificar o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos países.

O IDH varia de zero (nenhum desenvolvimento humano) até 1 (desenvolvimento humano total. Um índice até 0,499 significa um baixo desenvolvimento humano. De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida composta de indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Entretanto, efetivamente, o primeiro cálculo de um PIB nacional foi desenvolvido e publicado apenas em 1953 pelas Nações Unidas. O resultado foi concluído baseado em um documento produzido pelo economista Richard Stone, que também venceu o Nobel de economia graças a essa contribuição.

A diferença entre PNB e o Produto Interno Bruto (PIB) é que o PNB inclui o valor dos bens e serviços produzidos e realizados pelos cidadãos e pelas empresas de um país no exterior, enquanto o PIB representa apenas o que foi produzido dentro das fronteiras do país.

Teoricamente, quanto maior o PIB por pessoa, maior o acesso a serviços e qualidade de vida. Sozinho, no entanto, o PIB não indica um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um país com PIB alto e população também grande, por exemplo, pode ter um per capita baixo.

O índice é calculado com base em dados como expectativa de vida, escolaridade da população e concentração de renda. De 79º colocado, o Brasil passou a 84º, sua pior posição no ranking desde 2011. O principal motivo para essa queda, segundo o relatório anual da ONU, foi a estagnação dos níveis de educação no país.

Pelo mundo
O líder do ranking de IDH é a Suíça, com 0,962. Em seguida aparecem Noruega (0,961), Islândia (0,959), Hong Kong (0,952) e Austrália (0,951). A Alemanha, maior economia da Europa, está na nona posição, com 0,942, seguida de perto pelos Países Baixos (0,941).

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é medido todos os anos pela Organização das Nações Unidas e procura acompanhar a evolução do bem-estar social dos países. O IDH é composto por três indicadores principais que medem a educação, a expectativa de vida ao nascer e a renda da população.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o nível de desenvolvimento humano dos países utilizando como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita).

O IDH leva em consideração três indicadores principais para sua composição: educação, saúde e renda. Esses três pontos foram escolhidos de forma estratégica para compor o IDH, já que todos os cidadãos de qualquer sociedade, em alguma medida, são impactados ou alcançados por uma ou mais dessas três variáveis.

O que é IDH:
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.

Conclui-se que o IDH reflete a expectativa de vida de uma população, através da "longevidade" ; a educação ,pelo "conhecimento"; e o poder de compra, através do "padrão de vida".

De acordo com os dados de crescimento com base no IDH-M do período de 2010-2017 o índice do Brasil estaria projetado em 2023-2024 em média 0.808, considerado "muito alto".

PIB é a sigla de Produto Interno Bruto e é um dos principais indicadores da economia brasileira.

O PIB do Brasil em 2022, por exemplo, foi de R$ 9,9 trilhões. No último trimestre divulgado (1º trimestre de 2023), o valor foi de R$ 2 556,5 bilhões. Veja abaixo uma tabela com o PIB das Unidades da Federação brasileiras.

O PIB mensura a atividade econômica de uma região através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. Por isso, PIB é um termômetro da economia como um todo. Isso significa que, quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica.

O que os torna diferentes, no entanto, é que o PIL desconta o valor perdido nas depreciações ao longo da vida útil de um ativo permanente. O PIB, por sua vez, engloba o conceito e utiliza os seus valores no cálculo final, interpretando-os como parte da riqueza de um bem.

O PIB é calculado a partir da soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. Esse cálculo é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O valor do PIB brasileiro é representado em reais.