O que significa as siglas do ultrassom?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

US ou USG – Ultrassom.

Os seguintes parâmetros foram analisados: diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC) e abdominal (CA), assim como comprimento do fêmur (CF) e diâmetro transverso do cerebelo (DTC). As medidas foram todas efetuadas em milímetros.

A convicção da validade da monitorização dos movimentos fetais (MF) remonta a mais de um século, sendo esta atividade biofísica fetal reconhecida como o primeiro sinal de vida observado pela gestante.

Segundo o Ministério da Saúde, os batimentos cardíacos fetais (BCF) podem ser detectados a partir da 12ª semana com o uso do sonar (aquele aparelhinho da consulta de pré-natal que usamos para ouvir o bebê). Antes disso, apenas ouvimos o coração do bebê por ultrassom.

Informações e Referência da Biometria Fetal DBP. O diâmetro biparietal (DBP)3 é a medida da cabeça do bebê. Essa medida indica a distância entre os ossos que formam a lateral da cabecinha (ossos parietais) e é uma das mais importantes referências na avaliação do desenvolvimento fetal durante a gestação.

Durante os primeiros três meses ela é mapeada pelo comprimento cabeça-nádega (CCN), já nos meses seguintes a idade gestacional é calculada com três medidas importantes: a circunferência Cefálica (CC), o comprimento do fêmur (CF) e o diâmetro biparietal (DBP).

DBP:90,0 MM.

A ventriculomegalia é definida como a dilatação dos ventrículos cerebrais fetais e é um achado relativamente comum na ultrassonografia pré-natal.

Cálculo do volume da cisterna magna fetal pelo método bidimensional, utilizando o modo multiplanar da ultrassonografia tridimensional. No plano axial serão demarcados a largura (D1 = 2,69 cm) e o comprimento (D2 = 0,95 cm), e no plano sagital a altura (D3 = 2,17 cm).

O percentil fetal é uma medida estatística utilizada para dividir uma amostra de valores, ordenados em ordem ascendente, em cem partes. De uma maneira simples podemos dizer que é uma maneira de dizer se o seu bebê é pequeno, médio ou grande em relação a outros bebês com a mesma idade.

Para calcular o comprimento do seu bebê basta localizar no seu exame o tamanho do fêmur que o médico mediu durante o exame de ultrassom. O resultado poderá ser expresso em centímetros ou milímetros.

O cálculo é o seguinte: some a altura do pai e da mãe. Deste número subtraia 13 centímetros se for menina ou some 13 centímetros se for menino. Então, divida o resultado por dois e você tem a altura estimada do seu filho quando ele se tornar adulto.

O ultrassom obstétrico analisa o crescimento e o peso do bebê. Além do funcionamento e posição da placenta. Também descarta formações de diagnóstico tardio, como por exemplo a hidrocefalia. Realizando o exame, é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.

O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto. A circunferência abdominal (CA): a medida mais importante a ser feita no final da gravidez. Ele reflete mais o tamanho e o peso fetal do que a idade.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

Se você está ou já esteve grávida, certamente se deparou com o termo "percentil fetal" durante o pré-natal. Em linhas gerais, trata-se de uma relação entre o peso estimado do feto e a idade gestacional, resultando em um número que pode ir de 0 a 100 - esse será o percentil dele naquele momento.

Situar-se abaixo do percentil 3 significa que apenas 3% das crianças saudáveis tem essa altura, aumentando, portanto, a probabilidade de se tratar de uma situação patológica.

O ultrassom com Doppler, ecografia com Doppler ou ecodoppler colorido, é muito similar ao ultrassom comum: ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos produzidos nesse encontro geram imagens em tempo real, que podem ser acompanhadas pelo profissional e paciente.

Estruturas examinadas que não refletem as ondas de ultrassom (anecóicas) são representadas em preto no modo B. O modo B é uma representação em escala de cinza da anatomia macroscópica da estrutura avaliada.

Ultrassom 2D
O ultrassom em 2D é o ultrassom comum, que produz uma imagem em duas dimensões do útero materno.