O que significa as siglas do hemograma?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

HGB – Hemoglobina: quantidade de hemoglobina num dado volume de sangue (g/dL); HCT– Hematócrito: percentagem do volume de glóbulos vermelhos relativa ao volume total de sangue (%); MCV – Volume corpuscular médio (ou VCM): volume médio do glóbulo vermelho (fL –fentolítros);

O exame contabiliza o número de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos (diferencial em quatro partes) e plaquetas, além dos níveis de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (VCM) e hemoglobina corpuscular média (HCM).

O que é hemograma (hmg) e para que serve? O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias);

O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.

Um valor de RDW elevado significa que os eritrócitos apresentam variação de tamanho superior à geralmente encontrada em amostras de animais saudáveis e normalmente é observado em condições de falha na eritropoiese (deficiência de ferro, vitamina B12, hemoglobinopatias), na destruição aumentada de eritrócitos ( ...

Níveis elevados de hemácias indicam policitemia, o que pode prejudicar as demais células e deixar o sangue espesso. Se o hemograma detectar uma diminuição das hemácias, pode ser sinal de anemia ou hemorragia. Os leucócitos ou glóbulos brancos são as células de defesa do corpo.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

O que pode ser? Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

O valor médio da HCM em homens foi de 29,8 pg (limites: 26,9-32,6) e nas mulheres de 29,4 pg (limites: 26,3-32,4).

A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é a medida do conteúdo de hemoglobina por glóbulo vermelho. Também medida por instrumentos automatizados, pode ser calculada pela divisão da taxa de hemoglobina pelo número de glóbulos vermelhos. A HCM é o reflexo da massa de hemoglobina.

Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.

A série branca, por sua vez, é analisada por meio dos seguintes índices: 1 – Contagem total de leucócitos (CTL) : 103/mm3 2 – Contagem diferencial de leucócitos (CDL) Neutrófilos (Bastonetes e Segmentados) : % e 103/mm3 Eosinófilos : % e 103/mm3 Basófilos : % e 103/mm3 Linfócitos : % e 103/mm3 Monócitos : % e 103/mm3 A ...

O teste do hemograma informa algumas medidas como:
Quanto espaço as células vermelhas do sangue ocupam no sangue, chamado de “hematócrito”; Quanta “hemoglobina” está presente (hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio no sangue); Informações sobre o tamanho e a forma das células vermelhas e plaquetas.

Isso pode ser explicado porque o RDW-CV é um desvio padrão da largura do histograma ao nível de aproximadamente 68,2% de frequência dividido pelo VCM e o RDW-SD é a largura do histograma ao nível de 20%.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O RDW (red distribution width) é a determinação quantitativa do grau de anisocitose dos eritrócitos. Pode variar de 11,5 a 14,5%.

– Quando o nível de VCM está alto significa que as hemácias estão maiores que o tamanho habitual e pode indicar algumas condições, como, por exemplo, a anemia por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico. Pode ser sinal também de hipotireoidismo, alcoolismo, alterações na medula óssea, dentre outras.

Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção.