O que significa as sete pontas do candelabro judaico?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O candelabro judaico de 7 pontas representa os dias da semana. Representa também os planetas (segundo o que era credível há tempos) e os níveis do céu, pois para os judeus o universo é formado por sete céus. A Menorá também é um dos símbolos mais antigos da identidade judaica.

A menorah é um candelabro com 9 velas, uma para cada dia de Hanukkah e uma que você usa para acender as outras velas. Tradicionalmente uma vela é acesa para cada noite de Hanukkah, assim no oitavo dia todas as velas estarão acesas.

A obra discorre o Apocalipse e os sete castiçais de ouro que representam a Igreja de Cristo. Os castiçais, em seu conjunto, simbolizam a Igreja invisível e universal, mas se individualmente considerados, cada um deles emblema uma igreja local com as suas virtudes e defeitos.

O candelabro (ver Êxodo 25:31–40) é um símbolo famoso da fé judaica, sendo freqüentemente chamado por seu nome hebraico: Menorá. Os sete copos no alto eram enchidos com puro óleo de oliva e dentro deles era colocado um pavio que era aceso. O número sete representa algo completo ou perfeito para os hebreus.

O símbolo sagrado do judaísmo é o Menorá, candelabro com sete braços.

São eles: a Me- norá (candelabro), o Maguen David (escudo de David) e a Mezuzá (per- gaminho com versículos bíblicos que se fixa no batente direito da porta).

Estrela de Davi

Estrela de Davi (do hebraico Magen David, que significa escudo de Davi) é um símbolo usado por seguidores do Judaísmo.

Apesar de Aharon poder enviar um de seus filhos para acender a menorá, cumpriu a pessoalmente a mitsvá com o maior zelo e exatidão e durante toda sua vida. Esta mitsvá é tão querida aos olhos de D'us, que é mencionada diversas vezes na Torá.

A diferença entre o castiçal e o candelabro é muito simples: o castiçal tem encaixe para apenas uma vela ou lâmpada, enquanto o candelabro tem encaixe para duas ou mais! E sobre a “menorah”, menorah pode ser qualquer objeto, por exemplo: Existe a menorah da festa de 'Hanukah | Chanukah', ela tem 9 hastes e não 7.

A palavra hebraica “Hanukkah” significa "inauguração" e é um dos principais festivais do judaísmo. A data comemora a rebelião dos Macabeus (combatentes judeus) contra o exército greco-sírio. Os judeus reivindicavam a presença e a soberania judaica sobre o território da antiga Terra de Israel.

A diferença entre o Castiçal e o Candelabro é a de que, enquanto o primeiro item suporta apenas uma vela, o segundo possui mais suportes de velas, assim, iluminando mais o espaço. Dessa forma, podemos afirmar que um candelabro é um castiçal com vários braços e suportes para velas.

A função de um castiçal é comportar uma vela ou uma lâmpada para criar um foco luminoso único. Desde os primórdios de sua criação, esse item foi essencial para iluminar mesas de jantar e clarear a casa toda durante as atividades noturnas, mas hoje, claro, ocupa um papel mais decorativo.

A Turquia, banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e Mármara, é um destino imperdível por ser o local que abriga, entre outras preciosidades, as Sete Igrejas da Ásia Menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia), para as quais foram enviadas as cartas do apóstolo João com as revelações ...

A arca da aliança era um objeto sagrado para os hebreus, construído por meio de instruções dadas por Deus a Moisés. Nela foram depositadas as tábuas dos dez mandamentos. A arca representava a aliança de Deus com o povo hebreu. A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade.

O Tabernáculo tinha um pavimento, um altar de sacrifício, um altar de incenso, uma mesa, um candelabro e uma arca. O templo tinha 3 andares. Em lugar da pia original, havia 10 pias móveis sobre rodas e um grande reservatório de água sustentado por 12 bois esculpidos em bronze.

Trata-se de um importante item do tabernáculo judaico, construído todo de ouro puro, pesava cerca de 42 quilos, e que deveria servir para iluminar o ambiente onde diariamente o sacerdote oficiava no Lugar Santo. As descrições quanto a este item se encontram em Êxodo 25.31-37; 27.20-21; 37.17-24 e Levítico 24.1-4.

Sobre o altar ou perto dele, dispõem-se, em qualquer celebração, pelo menos dois castiçais com velas acesas, ou quatro ou seis, sobretudo no caso da Missa dominical ou festiva de preceito, e até sete, se for o Bispo diocesano a celebrar.

BRTAGG Menorah 7 velas, 12 tribos de Israel menorá, castiçal judaico do templo de Jerusalém (13cm de altura, ouro)