O que significa as posições do cachorro?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Tradução: “Por favor, me deixe quietinho por um momento”. Variações: Se quando você for mexer com o pet, ele se deitar, é porque prefere ficar sossegado naquele momento. Isso vale para quando ele deita no chão ou mesmo na própria caminha.

Essa posição, de patas para cima, é literalmente uma posição de quem está completamente despreocupado. Com essa posição eles esfriam o corpo mais rápido e nos mostram um cachorro completamente feliz e relaxado, que se adapta facilmente a novas situações.

O alongamento ajuda o preparo para a busca por comida e a enfrentar brigas com outros animais. É uma maneira de esticar os músculos e preparar o corpo para as atividades do dia. Ao despertarem, os cães querem se movimentar, e alongar faz parte do instinto.

Espreguiçar-se
É habitual observarmos um cachorro nesta posição quando está pedindo a outro cachorro para brincar. Neste caso atuará de uma forma alegre e positiva, fazendo movimentos suaves com a cauda. Ou seja, é um cachorro muito cordial.

De maneira geral, os locais favoritos dos cães para receber carinho são: pescoço, na região logo abaixo das orelhas, peito e abdômen. Neste caso, ele pode chegar até mesmo a se virar de barriga para cima para você fazer carinho nele.

“Meu cachorro fica me olhando ?” – faz parte da socialização
Se os cães pudessem aprender as profissões humanas, a maioria dos peludinhos poderia seguir o caminho da psicologia, afinal, os caninos são referência em analisar o nosso comportamento e são capazes também de decifrar o nosso estado emocional.

Como o humano oferece alimento, carinho e atenção, eles podem usar as lambidas como uma forma de demonstrar identificação e agradecimento. Pela lambida eles consegue reconhecer o humor, identificar o estado de saúde e ainda, descobrir por onde o humano esteve e até com quais pessoas ele andou antes de chegar em casa.

Quando um cachorro te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você. Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele cachorro que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.

Saca só!

  1. Faça carinho nas orelhas. Faça carinho na parte interna das orelhas do seu cãozinho. ...
  2. Faça contato visual. Olhar diretamente nos olhos do seu amiguinho peludo liberará ocitocina, conhecido como o hormônio do amor. ...
  3. Levante a sobrancelha esquerda. ...
  4. Durma com ele. ...
  5. Dê a comida com a mão.

Entre as atitudes mais comuns em cachorros com ciúmes, podemos citar: Xixi no lugar errado: o xixi, para animais, é uma marcação territorial. Por isso, se o cachorro está com ciúmes, vai passar a urinar mais, em diferentes lugares, para tentar se afirmar naquela casa.

Por isso, ao dormir com o tutor, o cachorro demonstra que confia nele no momento em que está mais vulnerável. Além disso, ele também treina seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que os bichinhos ficam tão felizes sempre que identificam seus humanos através do odor.

Ou seja: o lugar deve ser confortável, aconchegante e seguro para que ele tenha uma boa noite de sono. Por fim, o cachorro pode dormir no quintal desde que não fique sem contato com a família no resto do dia. O pet não pode ficar isolado e precisa ter uma proximidade com o tutor, seja dentro ou fora de casa.

Segundo a Perito Animal, isto acontece porque quando está a fazer festas ou a cócegas no seu animal, está a ativar os nervos que este tem debaixo da sua pele, como quando têm algum parasita, e isto produz o reflexo de coçar, que não é nada mais nada menos do que a ação de mexer as patas de forma agitada.

A pata de cachorro é muito mais sensível do que nós imaginamos. Além de ser um meio de sustentação do corpo, elas também são carregadas de terminações nervosas e por isso recebem várias informações sensoriais.