O que significa as marcas da ventosa?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

É comum surgirem marcas roxas na aplicação das ventosas. Essas marquinhas são equimoses e surgem a partir do extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos provocado pela tração exercida pelos copos.

A ventosa “chama" o sangue para a região dolorida ou inflamada a ser tratada, enquanto a sangria, por meio de agulhas, expulsa o sangue da área lesionada, trazendo novo sangue para ela.

Entre os diversos benefícios, a ventosaterapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão.

Os locais mais indicados para a aplicação dos copos são as partes do corpo que possuem maior concentração muscular, como abdômen e costas, ou as que, ao contrário, possuem menos músculos – como braços e pernas.

Quando a ventosa fica "suada" significa que há a presença do fator UMIDADE em excesso no corpo, podendo está associado a alimentação, retenção de liquido, disfunções orgânicas, problemas crônicos ...

Cuidados durante e após a ventosaterapia
A ventosa não pode ser deixada muito tempo no local, pois pode ocasionar bolhas, e o tratamento deve ser interrompido imediatamente. É comum o paciente ficar com manchas roxas e dores por cerca de cinco dias.

A técnica é feita através da colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele, que produz hiperemia ou hemostasia, resultando num efeito terapêutico. Os copos utilizados podem ser feitos de materiais diferentes, tais como o bambu, plástico, vidro, ou cerâmica.

Indicações e contraindicações da ventosaterapia
Portanto, a técnica não deve ser aplicada em pessoas que possuem varizes, trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos, febre, feridas na pele ou fratura no local a ser tratado. Além disso, a ventosaterapia deve ser evitada durante a gravidez.

A ventosaterapia pode ser aplicada em várias partes do corpo, dependendo da condição a ser tratada. Algumas das áreas mais comuns para a aplicação de ventosas incluem costas, pescoço, ombros, abdômen, pernas, pés, braços e mãos.

Cuidados na aplicação da ventosa devem ser observados como o aparecimento de bolhas, situação que deve ser evitada pois é considerada má aplicação pela medicina ocidental, porém, caso aconteça deve-se orientar o paciente aos cuidados com a pele e tratar a bolha no próprio consultório ou clínica, perfurando a bolha e ...

"De preferência se aplica o tratamento nas regiões onde há bastante músculo, como no peito, barriga, tronco, regiões dorsais e coxas". Cada sessão dura de 25 a 30 minutos, e podem ser feitas duas vezes por semana ou até mesmo diariamente, dependendo da seriedade do caso.

Quando é usada uma grande quantidade de vácuo, o local de tratamento pode permanecer dolorido por cerca de cinco dias. A pessoa poderá ficar com marcas roxas no corpo, porque logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa, pode-se observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge.

Não machuca? O Conselho Britânico de Acunputura (BAcC, na sigla em inglês) diz que a ventosaterapia não é dolorida e que as marcas vermelhas deixadas sobre a pele são causadas pelo sangue sendo puxado para a superfície e pela ruptura de pequenos vasos sanguíneos.

As ventosas não deveriam ser colocadas em proeminências ósseas e na coluna vertebral, além das áreas irritadas ou feridas.

O ponto do portal espiritual está localizado na dobra do pulso externo, abaixo do dedo mindinho. Para tratar a insônia: Sinta o espaço pequeno nessa área e aplique uma pressão suave em um movimento circular ou para cima e para baixo. Continue por dois a três minutos.

O valor do procedimento de ventosaterapia tende a ser bem variado, podendo variar quanto a área a ser tratada e as sessões a serem realizadas. Em médio, uma sessão de ventosaterapia pode custar de R$30 (trinta reais) a R$80 (oitenta reais).