O que significa as linhas verticais nas unhas?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.

"Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio ...

As adquiridas incluem infecções fúngicas (micoses), bacterianas ou virais e traumatismos (unhas encravadas, hematomas). Muitas alterações das unhas estão relacionadas a doenças internas, como doenças dos rins, fígado, coração, pulmão, deficiências de vitaminas e até mesmo, câncer.

Micoses. A micose é uma das doenças mais comuns que atacam as unhas. Elas são causadas por fungos, que atacam a pele, as unhas e os cabelos. A infecção por fungos é muito comum em ambientes tropicais e é favorecida por ambientes úmidos e quentes.

Por sua vez, a biotina (vitamina B7) é responsável, por exemplo, pela produção de uma proteína chamada queratina, que faz parte da formação da estrutura dos cabelos e das unhas.

Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis.

Líneas de Beau
Alterações lineares transversais nas unhas são resultantes da interrupção temporária da proliferação da matriz ungueal ou alterações de cor da própria unha e surgem em pacientes com quadros inflamatórios sistêmicos ou em uso de alguns medicamentos, como os quimioterápicos.

O tratamento varia conforme a causa, dessa forma, se a mancha for provocada por fungos, são prescritos antifúngicos orais ou tópicos. Se for um trauma físico ou por uso de calçado apertado, o médico pode retirar o excesso de sangue. Em casos de tumores, o tratamento é feito por meio de remoção cirúrgica.

Com uma lixa polidora (daquelas de bloquinho ou as com 3 ou 4 faces) faça movimentos circulares suavemente. Atenção para o suavemente. Essas lixas não são aconselháveis, ainda mais para unhas fracas – já que elas retiram parte das unhas – mas para nivelar, é uma boa alternativa.

Não existe tratamento específico para as linhas de Beau. Elas crescem com o passar do tempo, após a resolução do período de parada de crescimento.

"Você identifica que o estresse pode estar sendo o responsável pelas disfunções, pois verifica uma unha mais quebradiça, apergaminhada (enrugada) e muitas vezes com marca nas unhas, porque ela fica mais sensível aos fatores externos", explica o dermatologista Murilo Drummond, membro da Sociedade Brasileira de ...

No caso do hipotireoidismo, por exemplo, ocorre uma diminuição do metabolismo, o que dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas, deixando-as fracas, quebradiças e até mesmo com ondulações.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.

Unhas brancas com uma camada de cor preta na ponta da unha são chamadas de Unhas de Terry e normalmente são o sinal de uma doença hepática severa chamada de cirrose.

  • Deformidade de unha em pinça. É uma deformidade transversa com curvatura acentuada da lâmina ungueal. ...
  • Traquioníquia. A traquioníquia (unhas ásperas e opacas) pode ocorrer na alopecia areata. ...
  • Tumores de unhas. Tumores benignos e malignos afetam a unidade ungueal, causando deformidade.

No hipertireoidismo pode ocorrer rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação, enquanto no hipotireoidismo ocorrem unhas frágeis, quebradiças.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Vitaminas como zinco, ferro, biotina e complexo B são determinantes para o fortalecimento das suas unhas.

Uma vitamina para cabelo, unha e pele muito conhecida é, sem dúvidas, o ferro. Por causa de sua atuação direta na formação dos folículos capilares, este nutriente tem um grande papel na redução da queda dos cabelos.