O que significa as letras da placa nova?

Perguntado por: pmorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Nas placas que passaram pela transição, as letras utilizadas representam a substituição do digito numérico por um caractere correspondente. Na prática, por exemplo, isso ocorre no caso do número 1 sendo substituído pela letra B.

Apesar de não constar mais a cidade de origem na placa Mercosul, essa informação é facilmente acessada por meio do aplicativo chamado Sinesp Cidadão e é oficial do governo federal, sendo um aplicativo vinculado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

Através do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pessoa poderá consultar a placa do carro, de forma legal e obter informações oficiais sobre a placa.

Bifurcação em "Y" Adverte o condutor da existência, adiante, de uma bifurcação em forma de "Y". Entrocamento Oblíquo à Direita Adverte o condutor da existência, adiante, de um entrocamento à direita.

H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino.

G (gê ou guê, plural "gês" ou "gg") é a sétima letra do alfabeto latino básico. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

A com o fundo vermelho, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. Ela é a única das placas de trânsito em formato octogonal. A amarela, no entanto, significa parada obrigatória à frente.

Os sinais de trânsito A-9 estão associados a bifurcações em “Y” ou quando uma estrada é dividida em duas estradas, cada uma com duas faixas de tráfego. Este sinal indica que, ao entrar na bifurcação, os veículos devem permanecer à direita.

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes.

  • Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ...
  • Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ...
  • Placas de Indicação. Placas de Indicação. ...
  • Placas Educativas. ...
  • Placas de Atrativo Turístico. ...
  • Serviços Auxiliares.

Assim, apesar de ser uma letra muda (não tem fonema correspondente), o H é bastante 'eloquente': é capaz de nos informar que determinada palavra é originária do grego e passou direto ao português (pela via erudita, científica ou eclesiástica) ou veio do grego, foi incorporada pelo latim e só então chegou ao português.

No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hoje (do latim hodie), haver (do latim habere), homem (do latim homine), hábito (do latim habitu), hélice (do grego hélix) e herege (do provençal heretge).

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.

A sigla "G" significa "GSM" ou Sistema Global para Comunicações Móveis, em português, e se refere a uma modalidade de rede móvel amplamente utilizada, que permite a realização de chamadas telefônicas e o acesso à Internet.

Chamamos de Números Reais o conjunto de elementos, representado pela letra maiúscula R, que inclui os: Números Naturais (N): N = {0, 1, 2, 3, 4, 5,...}

A letra T (tê) é a vigésima letra do alfabeto latino. Em português lê-se Tê e o seu plural é Tês.

A letra N (ene) é a décima quarta letra do alfabeto latino. A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.

F (éfe, plural "efes" ou "ff") é a sexta letra do alfabeto latino básico.