O que significa as Epístolas Paulinas?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Apresentação As epístolas paulinas expressam o cuidado do apóstolo com sua equipe missionária e com as igrejas que foram estabelecidas. Neste curso sobre as cartas de Paulo, você verá o Evangelho chegando aos gentios, de uma forma dinâmica e com a autoridade do Espírito, um avanço sobrenatural na força do Senhor.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

Qual o Significado das Epístolas na Bíblia? Uma epístola é uma correspondência escrita a um ou mais destinatários, seja em caráter público ou privado. Em outras palavras, basicamente uma epístola é uma carta. Na Bíblia, a maior parte do conteúdo do Novo Testamento é formada por epístolas.

Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta.

As cartas gregas foram no total de 21 cartas sendo o Apostolo Paulo responsável por 13 (Romanos à Hebreus) que levaram o mesmo nome dos destinatários cidadãos ou líderes que pertenciam a igreja local. As cartas tinham como propósito a educação e a formação teológica da nova comunidade.

Desafio de Paulo –Trazer de volta aqueles que se afastaram da verdadeira fé. Efésios –Plano de Deus para os crentes, importância da família, vida digna e unidade. Filipenses –Carta afetuosa dirigida a alguns amigos, carta centrada em Jesus. Palavra de encorajamento –Alegria em toda e qualquer circunstância.

São cartas escritas com a finalidade de dirigir, aconselhar e instruir nos seus primeiros desenvolvimentos as igrejas recém-formadas ou para ajudar os responsáveis por pastoreá-las e administrá-las.

Ela contém muitos ensinamentos sobre as doutrinas de salvação e a aplicação prática dessas doutrinas na vida diária. Por meio do estudo desse livro, os alunos podem sentir mais admiração pela Expiação de Jesus Cristo e pela esperança e paz que todas as pessoas podem encontrar em Cristo.

Uma epístola é uma carta de correspondência entre duas ou mais partes. Uma epístola é geralmente a mesma que uma carta. Mas uma epístola é mais formal e uma carta é mais pessoal. Foi o formato em que vários livros do Novo Testamento foram originalmente escritos.

2 sinônimos de epístola para 1 sentido da palavra epístola: 1 carta, missiva.

Por que “Epístolas Gerais”? As Epístolas Gerais recebem essa designação porque basicamente elas foram escritas para públicos mais universais. Isso significa que em comparação às cartas de Paulo, as Epístolas Gerais são mais abrangentes e a maioria delas não possui destinatários específicos.

[1] A maioria dos estudiosos concorda que Paulo realmente escreveu sete das Epístolas Paulinas, mas considera que quatro das epístolas em nome de Paulo parecem não ser da autoria dele. Além disso, os estudiosos estão divididos sobre a autenticidade de duas das epístolas.

A Epístola de Paulo aos Gálatas foi escrita a um grupo de judeus cristãos que estavam voltando a confiar nos rituais da lei de Moisés e que, assim, começaram a afastar-se do Senhor.

Conheça o Apóstolo São Paulo
Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon. Há três outras que é bem possível que tenham sido escritas também por Paulo.

Paulo estava preso em Roma quando escreveu a Timóteo. Foi sua última carta em sua última prisão. Paulo foi a Roma foi por causa da perseguição de Nero.

At 13-20). Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Acredita-se que a Primeira Epístola aos Tessalonicenses seja a mais antiga epístola escrita por Paulo que ainda exista hoje e é possível que seja o livro mais antigo do Novo Testamento.

A carta aos Romanos tinha como objetivo apresentar Paulo e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma. Tendo como autor Paulo, a carta provavelmente foi escrita no ano 57 depois de Cristo, em Corinto, quando Paulo preparava sua visita a Jerusalém.

Através de suas cartas, pretendia suprir as necessidades concretas existentes nas comunidades, utilizando-se de um vocabulário simples e familiar. A proposta de Paulo para a formação do homem cristão baseava-se na imitação de Jesus Cristo.

O livro de Atos não é um relato completo de tudo o que aconteceu na Igreja depois da ascensão do Salvador. Lucas escreveu principalmente a respeito do ministério do Apóstolo Paulo e incluiu alguns relatos a respeito de Pedro e dos outros Apóstolos. O livro de Atos é o último do Novo Testamento que conta uma história.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.