O que significa as doze pedras tiradas do Jordão?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 14 votos

Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no meio do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a Arca do Concerto (v. 9). Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles.

quarenta anos

O livro bíblico de Josué narra uma cena interessante. O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles.

Ali Josué fez um monumento com as doze pedras que havia tirado do Jordão.

Na cultura judaica, as pedras ainda carregam outras figuras, como: símbolos do juízo sobre o pecador (quando condenado, os judeus apedrejavam o réu); são símbolos de memória eterna (os judeus costumam colocar pedras sobre os sepulcros em lugar de flores); como lugar de sacrifício e perdão (era sobre o propiciatório, ...

Pedra angular na Bíblia
No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

Pedras preciosas são minerais cristalinos raros e de importante valor, que se distinguem pela sua beleza, pureza, cor, transparência, brilho, dureza e índice de refração da luz.

Rio Jordão na Bíblia
A história do rio Jordão possui um caráter muito místico e sagrado sendo citado muitas vezes na bíblia. Foi, portanto, no Rio Jordão que Jesus foi batizado, que ocorreu a manifestação da Santíssima Trindade, e ainda, a cura de um leproso.

Na nossa vida temos muitos desafios, seja na família, no trabalho, mas precisamos atravessar o Jordão, ou seja, tomar posse da promessa do Senhor que foi dada a Abraão há 500 anos da época de Josué.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Josué

Acontecimentos Importantes: Ló escolheu para si as planícies do Jordão (Gên. 13:10–11). Josué dividiu as águas, possibilitando que os israelitas atravessassem para a terra prometida (Jos.

Por fim, a travessia do rio Jordão nos ensina sobre a fidelidade e o poder de Deus em conduzir o seu povo à vitória, mesmo em situações aparentemente impossíveis. A liderança de Josué, que segue os planos de Deus e confia em sua providência, é um exemplo para nós de como devemos agir em nossa própria jornada de fé.

Introdução. O chamado de Josué como profeta foi confirmado aos israelitas quando Deus separou as águas do Rio Jordão e permitiu que eles o cruzassem até a terra prometida.

As pedras foram extraídas por profundas fendas esculpidas ao redor de cada bloco de pedra e, em seguida, retiradas por cunhas de ferro ou cinzéis de 2,5 quilos.

As doze tribos recebem este nome por serem decorrentes do nascimento dos doze filhos de Jacó (neto de Abraão e filho de Isaque), que teve um encontro com Deus, vindo a ter seu nome trocado para Israel. Seus doze filhos se chamaram: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim.