O que significa as cores dos anéis?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.

Ao todo, são cinco anéis, de cores diferentes, que representam a Europa (o de cor azul); a Ásia (o de cor amarela); a África (o preto); a Oceania (o de cor verde); e as Américas (o de cor vermelha).

Anéis Olímpicos

  • Anéis Olímpicos, principal símbolo olímpico (Foto: Reprodução)
  • Bandeira com Anéis Olímpicos (Foto: Reprodução)
  • Pira Olímpica (Foto: Reprodução, Globo Esporte)
  • Medalhas Olímpicas (Foto: Reprodução)
  • Mascotes olímpicos (Foto: Reprodução)

Símbolo das Olimpíadas é formado por um conjunto de cinco anéis coloridos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde), entrelaçados e dispostos sobre um fundo branco.

Grécia Antiga

As Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, por volta de 776 a. C., na cidade de Olímpia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade estavam associados a rituais religiosos e prestavam homenagens a deuses gregos, como Zeus. Após o fim das Olimpíadas antigas, em 393 d.C., os jogos voltariam a ocorrer somente 1503 anos depois.

OS SÍMBOLOS DAS OLIMPÍADAS SÃO OS CINCO ANEIS, QUE REPRESENTAM A UNIÃO DOS CINCO CONTINENTES.

Cada anel representa um continente. Azul - Europa Amarelo - Ásia Preto - África Verde - Oceania Vermelho - América.

No entanto, a Antártida não aparece nos cinco círculos da bandeira olímpica. Os demais continentes assim como a Antártida possuem algumas características geológicas, de clima e relevo que são características de cada um.

Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

O anel com pedra verde transmite equilíbrio, tranquilidade e cura, trazendo assim uma sensação de bem-estar e prosperidade. Além disso, representa também a esperança e a verdade, a beleza e está fortemente associado à saúde.

Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.

Na história, o Brasil participou de 17 Olimpíadas, trazendo para casa 54 medalhas no total: 12 de ouro, 13 de prata e 29 de bronze. O atleta Adhemar Ferreira da Silva é o principal nome brasileiro nos Jogos, faturando duas medalhas de ouro no salto triplo, uma em Helsinque-1952 e a outra em Melbourne-1956.

As medalhas de ouro, prata e bronze entregues aos competidores nas Olimpíadas e Paralimpíadas representam os mais altos níveis de desempenho atlético nos Jogos. O design das medalhas é de responsabilidade do comitê organizador da cidade anfitriã, e varia a cada edição dos Jogos.

Olimpíadas ou Jogos Olímpicos são competições de diferentes modalidades esportivas realizadas a cada quatro anos, onde participam atletas de todos os continentes do mundo. O principal objetivo das Olimpíadas é fomentar a união entre todas as nações do planeta através do esporte.

Como surgiu? O famoso logotipo das Olimpíadas foi projetado em 1913. O símbolo foi inspirado em um logo de outra entidade que Pierre de Frédy ajudou a fundar — a União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos, que tinha dois anéis formando seu símbolo.

De acordo com o estatuto do COI, uma das principais regras para que um esporte seja considerado olímpico é a popularidade, ou seja, ele precisa ser amplamente praticado por homens em pelo menos 75 países e em quatro continentes e por mulheres no mínimo em 40 países e em três continentes.

2020

O Brasil foi o vencedor da competição masculina em Tóquio 2020 pela segunda edição consecutiva dos Jogos Olímpicos. O Canadá ganhou a prova feminina, na qual não esteve presente a vencedora da Rio 2016, a Alemanha, que não conseguiu se classificar.