O que significa as cores do semáforo de pedestre?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Já o semáforo que controla o fluxo de pedestres é composto apenas por duas cores: a cor verde sinaliza que o pedestre pode atravessar a rua com segurança na faixa de pedestre e a cor vermelha indica que ele deve aguardar.

Esse sinal serve exatamente para evitar esse tipo desastre e freadas bruscas. Por isso, o mais correto é reduzir a velocidade e parar. Seguindo esse procedimento você não corre o risco de passar no vermelho e ser pego por um veículo que está saindo de uma pista transversal.

Alerta laranja
Esta classificação aponta a previsão significa 'perigo'.

Quem não consegue diferenciar muito as cores distingue os comandos pela ordem, que é a mesma na maior parte do mundo: embaixo, onde fica o verde, indica que o motorista pode continuar seguindo o caminho; no meio, o amarelo, diminuir a velocidade; e o de cima, o vermelho, é hora de parar.

A faixa de pedestre é um recurso de segurança no trânsito criado para dar passagem para as pessoas não motorizadas em meio ao trânsito. De modo geral, ficam localizadas antes do cruzamento com outra rua. Sua identificação consta de linhas brancas grossas e horizontais, que delimitam o espaço para a travessia segura.

verde - representa a vegetação brasileira; amarelo - representa o ouro e as riquezas; azul - representa o céu e os rios brasileiros; branco - representa o desejo pela paz.

Laranja. Mistura de vermelho e amarelo, o laranja é uma cor quente que mescla as simbologias dessa duas cores, transmitindo alegria, vitalidade e entusiasmo.

Laranja: criatividade, aventura, alegria, sucesso e equilíbrio. Amarelo: alegria, felicidade, otimismo e calor.

Nos locais onde haja semáforo, se o pedestre iniciar a travessia quando o sinal estiver vermelho para o condutor, mesmo se, em seguida, o sinal fique verde, o condutor deve esperar o pedestre concluir a travessia, para depois seguir em frente.

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

Luz branca nos semáforos
O objetivo é permitir que os veículos autônomos, aqueles que trafegam sem a necessidade de uma assistência constante do motorista, ajudem a controlar o fluxo do tráfego - e garantir que os motoristas humanos continuem se dando conta do que está acontecendo no trânsito ao seu redor.

Mas, de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, a definição para o sinal amarelo é indicar o término do direito de passagem. “O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança”, diz o documento.

A dúvida é: Passar no sinal amarelo da multa de trânsito? Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica, a cor amarela do semáforo indica o direito de passagem. Nestes casos, o condutor deve parar o veículo, a menos que seja possível imobilizá-lo em condições seguras.

A luz amarela (ou laranja) do semáforo indica que o condutor deve diminuir a velocidade e parar o veículo, e não aumentar a velocidade para passar.

Em todo semáforo, a ordem das cores, de cima para baixo será sempre: vermelho, amarelo e verde. O vermelho indica que os veículos devem parar, o amarelo comunica alerta (revela a transição entre o vermelho e o verde) e o verde sinaliza que os veículos podem seguir.

Verde. A escolha do verde para ser uma das cores do semáforo é simples: o verde é a cor complementar ao vermelho no círculo cromático, ou seja, a mais distante e a mais diferente. É a cor que irá provocar o maior contraste na visão das pessoas e, assim, chamará mais atenção para uma atitude.

O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem, de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Semáfaro (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo.