O que significa as cores do cocar?

Perguntado por: spaz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

Na aldeia kayapó, por exemplo, as cores das penas do cocar não são aleatórias: O verde representa as mata e florestas. O vermelho, simboliza a casa dos homens. O amarelo representa as casas e as roças, áreas dominadas por mulheres.

Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

Não só cacique, pajé, ou pessoas impor- tantes da comunidade que usam, mas qualquer pessoa pode usar. Geralmente, quando vamos para a festa Jowosi, usamos o cocar para enfeitar, junto com a pintura corporal.

Laranja: É símbolo de coragem, gentileza e otimismo.

Esse é um dos principais artesanados que vem da Tribo Fulni-ô. O Cocar além de deixar seu espaço lindo, tem uma energia de proteção e de espiritualidade em conexão com a natureza, você pode usar para se proteger ou para o seu ambiente.

Cocar pode ser sinal de responsabilidade e respeito, com uso limitado a pessoas de certas posições sociais (por exemplo, caciques, tuxauas, pajés); pode ser parte de ritos de ligação com ancestrais e com a natureza; ou também de festividades daquele povo.

Mas simboliza,antes de mais nada, a forma circular de uma aldeia onde as penas azuis, centrais, representam a praça, o lugar masculino e ritual por excelência, a fileira de penas vermelhas, a periferia, as casas, o mundo doméstico e das mulheres, e as penugens brancas amarradas nas pontas e a floresta, (VIDAL, 1982).

Os adornos não devem ser usados durante o trabalho nas áreas assistenciais, visto que facilitam o acúmulo de micro-organismos. Anéis, aliança, relógios e pulseiras, por exemplo, não permitem a lavagem correta das mãos e não secam completamente, acumulando umidade e resíduos.

O próprio cocar indígena Fulni-ô pode ser considerado um representante de apropriação cultural. Ele era feito originalmente de palha. As penas dos pássaros utilizadas hoje vêm das trocas de material com outros povos, como os do Alto Xingu, em feiras e eventos.

Usado pelos indígenas para proteção, o cocar de índio era conquistado por meio de atos de coragem na batalha, as penas significavam os próprios atos. Alguns guerreiros poderiam ter obtido apenas dois ou três penas de honra em toda a sua vida, pelo fato da alta dificuldade para conquistá-los.

Artesanalmente confeccionado pelos guerreiros da aldeia, o cocar, também chamado de meakà, é um artefato ritualístico, usado em cerimônias de diversas etnias.

De fato, o cocar é feito a partir de elementos retirados da natureza, como penas de aves – arara, gavião-real, papagaio, periquito, entre outros pássaros – e talas de arumã – planta encontrada na Amazônia. No mais, o cocar, antes de ser utilizado, deve ser consagrado por um pajé.

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

Quadro 2. População por cor nas províncias segundo o censo de 1872.

AMAZONAS%
Brancos11.21119,5%

Totem significa o símbolo sagrado adotado como emblema por tribos ou clãs por considerarem como seus ancestrais e protetores. O totem costuma ser um poste ou coluna e pode ser representado por um animal, uma planta ou outro objeto.

Significado das cores: cor amarela
Porém, alguns conceitos negativos também estão diretamente ligados à cor, como: alerta, falsidade, covardia, traição, cobiça, inveja, engano e perigo.

VERDE É A COR DA INVEJA!

Significado da cor Preta
Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional.

Mais que isso, o cocar é um símbolo sagrado, cujo uso é reservado a cerimônias que celebram ritos de passagem ou eventos que tenham profundo significado para determinados grupos.