O que significa as Bodas em Canaã?

Perguntado por: talves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A festa dos “Reis Magos” e do Batismo de Jesus formam, tradicionalmente, com as Bodas de Caná, a tríade da epifania. O acontecido em Caná da Galileia é o começo de todos os sinais, e que se prolongará ao longo da vida de Jesus.

Jesus disse aos serventes que enchessem com água seis jarros de pedra. Cada jarro comportava entre 68 a 102 litros. Ele então transformou a água em vinho. Jesus disse aos serventes que pegassem o vinho dos jarros e dessem à pessoa encarregada de organizar a festa.

Eusébio de Cesareia

Eusébio de Cesareia, pai da história da Igreja, se refere a ele como sendo o noivo das Bodas de Caná. Embora não seja possível confirmar tal afirmação, ele, de fato, nasceu em Caná da Galileia. Coube a este valoroso intercessor evangelizar Israel, Arabia, Síria, Armênia, Mesopotâmia e Pérsia.

Isso significa que Deus nos oferece seus bens em abundância. Quem está com Jesus tem vida sobrando. Jesus é o bom vinho, guardado até o momento do início da manifestação dos sinais. Com ele, começa o tempo novo, que os evangelhos sinóticos chamam de “Reino de Deus”.

Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1–11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.

Mesmo diante dessa “dificuldade”, Cristo disse “enchei as talhas de água”. Isso quer dizer que o milagre de Jesus foi muito maior do que alguns pensam, uma vez que a quantidade de água que transformou em vinho foi muito grande.

A Campanha das Talhas de Caná, é uma prática espiritual inspirada na narrativa do Evangelista São João (2, 1 - 11) que narra a história do primeiro milagre de Jesus, realizado em uma festa de casamento em Caná da Galiléia, onde, atendendo ao pedido de Maria sua mãe, realiza a transformação da água em um vinho saboroso.

Vasilha, geralmente de barro, de boca estreita e de grande bojo, em que se guarda azeite, vinho, cereais, etc.

oito dias

Jesus, sua mãe e os discípulos foram convidados para uma festa de casamento, que era celebrada com grande alegria durante oito dias.

Nas palavras de Aimé Guibert, uma das estrelas do Mondovino, “ o vinho é uma relação quase religiosa do homem com os elementos naturais, com o imaterial. Portanto, o vinho, como expressão antropológica de um povo, é carregado de simbolismos vitais ao seres humanos.

É provável que Maria, Jesus e seus discípulos tivessem chegado no final das bodas de Caná, visto que o bom vinho já havia sido servido. O vinho era um ingrediente indispensável em uma festa judaica. Com o término do vinho, a festa estava comprometida e poderia acabar a qualquer momento.

E Jesus, depois que sua mãe lhe pede ajuda, transforma 600 litros de água em vinho da melhor qualidade (são seis potes de pedra nos quais cabem de 80 a 120 litros de água. Aos nossos olhos, parece que desta vez Jesus exagerou – ou, para muitos, nem deveria ter feito tal milagre.

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

Esse equipamento está disponível em diferentes tamanhos: 5m, 3m e 1,5m. Outra opção é a talha manual com alavanca, que substitui o sistema de acionamento por rodas dentadas, utilizando-se o sistema de catraca e engrenamento.

Do latim vulgar tinalia, 'talha', 'vaso grande para líquidos'.

Hoje não é raro encontrar “da água para o vinho” empregado por aí para qualificar qualquer mudança radical, substancial, profunda, mas sem juízo de valor: “Depois da primeira hora de exibição, o filme, que até então era uma divertida comédia, muda da água para o vinho e vira uma tragédia perturbadora”.

O mestre-sala era aquele que comandava a festa, organizando tudo para não ocorrer nada errado. Provando esse a água que diante dele chegou transformada em vinho, exclama dizendo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho!

Talha Colonial 3,7 Litros.

Os tipos mais comuns de talha encontrados são os revestimentos parietais (decorações nas paredes como lambris), retábulos (que guardam imagens de santos) e púlpitos (local de onde o sacerdote pregava para a assembleia).