O que significa arte assemblage?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Na realidade, é um trabalho no qual o artista UNE OBJETOS, por colagem ou encaixe, expressando o seu imaginário. Os objetos que fazem parte das obras permanecem em seu estado original mas, unidos, parecem diferentes. ONDE SURGIU ESSA HISTÓRIA DE ASSEMBLAGE?

O termo assemblage é incorporado às artes em 1953, cunhado pelo pintor e gravador francês Jean Dubuffet (1901-1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens".

A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original. É uma junção de elementos em um conjunto maior, onde sempre é possível identificar que cada peça é compatível e considerado obra.

O termo assemblagem é usado para definir obras construídas por qualquer tipo de matéria por meio da colagem ou montagem. É um procedimento formado por um conjunto de objetos sem a perda de seu sentido original.

Vick Muniz

Assemblage se define como a técnica de “juntar” diversas peças, objetos e materiais (muitas vezes apropriados, achados, ou inutilizados) para se criar algo novo, ressignificando cada elemento. Quem trabalha muito com esta técnica é o artista brasileiro Vick Muniz.

As Assemblages - Um apêlo à inteligência e à sensibilidade. Escultura/Objeto/Montagem e a virtude da Poesia Enigmática – um universo estético que se superpõe à expressividade por seu conteúdo estético, enigmático e poético.

ASSEMBLAGEM: COMPOSIÇÃO ENIGMÁTICA E POÉTICA, SINTETIZADA E PLENA DE SIGNIFICADOS. Segundo o dicionário Priberan da língua portuguesa a palavra assemblagem se origina do francês assemblage, uma linguagem das ARTES: Colagem ou composição artística feita com materiais ou objetos diversos.

Ao contrário de assemblages , colagens são formas bidimensionais de arte que contêm itens diferentes que são coladas umas às outras para formar um desenho.

pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Podem ser citados como exemplo de arte efêmera as esculturas em areia ou gelo, os tapetes construídos com flores, cereais e outros elementos na comemoração de Corpus Christi, os grafites, as instalações que são montadas para determinadas exposições momentâneas, entre outras.

A arte Moderna surgiu primeiramente na Europa como decorrência do momento conturbado que se vivia. Era início de um novo século e os anseios por mudanças permeavam a sociedade e o universo das artes. Dessa forma, foram aparecendo diversos movimentos artísticos que buscavam romper com os padrões e tradições.

A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.

O conceito da arte efêmera remete a um estilo de arte que não tem como principal objetivo apresentar obras que durem longos períodos. Na verdade, é exatamente o contrário, já que essa corrente prioriza exposições de curta duração. Nesse contexto, muitas vezes, elas ocorrem somente uma única vez.

Como primeira instalação da história é considerada a "MerzBau", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte, em 1923, na cidade alemã de Hannover.

Uma instalação pode ser multimídia e provocar sensações: táteis, térmicas, odoríficas, auditivas, visuais entre outras. O conceito, a intenção do artista ao formular seu trabalho é em grande parte a essência da própria obra, na medida em que a instalação emerge no contexto da Arte Conceitual.

Resposta. Um termo francês, é usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado à uma obra de arte.

O termo sítio específico faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados - muitas vezes fruto de convites - em local certo, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada.

A ideia de você criar uma construção a partir de um material, cuja estética, pela associação ao significado do lixo, já está muito poluída, já impregna tudo que não é usável. Você pegar aquilo e fazer uma coisa bonita, você já está recarregando o potencial desses materiais com a promessa de reutilização.

  • Fotografia
  • Escultura
  • Técnica mista