O que significa aquilo que ocorre ao mesmo tempo?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Significado de sincronismo: S.M. Aquilo que acontece ao mesmo tempo, no mesmo instante, mesmo mome...

Hoje utilizamos o relógio movido à bateria para essa função. Foram surgindo outros instrumentos, como as ampulhetas e o cronometro, que servem para medir espaços de tempo menores. Ao longo da história, também foram conhecidos vários calendários, que servem para medir os dias e meses em relação ao ano.

Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.

Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo. Negra, de beiços grandes, assustada e medrosa, uma cozinheira de mão cheia.

Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.

Rabicó

O Rabicó é um porco gordo e guloso, ganhou este nome por ter somente um toquinho de rabo, ele morre de medo de Tia Nastácia, que sempre tenta colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu, pois a Narizinho o protege.

Mesmo sem relógios e calendários, somos capazes de perceber que depois do dia vem a noite, as mudanças de fase da Lua, os ciclos de plantio e de colheita, as estações do ano, o desenvolvimento de plantas e de animais, até mesmo as fases da vida de um ser humano.

Podemos perceber a passagem do tempo ao observar a sequência dos dias, das noites, semanas, meses e anos. Percebemos também, o ciclo de vida das pessoas, das plantas, dos animais, das estações do ano e dos objetos.

As medidas de tempo surgiram para atender as diversas necessidades dos seres humanos, como compreender o período de tempo entre o cultivo e a colheita ou, até mesmo, o momento em que o Sol vai se pôr.

Presente, passado e futuro.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130).

O Rabicó é um porco gordo e guloso, ganhou este nome por ter somente um toquinho de rabo, ele morre de medo de Tia Nastácia, que sempre tenta colocá-lo na panela, mas nunca conseguiu, pois a Narizinho o protege. Rabicó é o animal de estimação da Narizinho.

Dona Benta: avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Pica-pau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília.

Narizinho (ou Lúcia Encerrabodes de Oliveira) é uma personagem fictícia da obra Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, criado em 1920 no livro da A Menina do Narizinho Arrebitado. Chama-se Lúcia, mas é conhecida mesmo como Narizinho, e ganhou esse apelido por conta de seu nariz arrebitado.