O que significa apurado sim no MEI?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O período apurado no MEI são os momentos em que ocorre a data da ocorrência ou do encerramento do período base dos valores a serem pagos pelo empresário.

Ao fazer o cadastro como MEI, o empreendedor se torna optante do SIMEI automaticamente. Ou seja, se você já se formalizou como MEI, você será enquadrado no SIMEI e será obrigado a pagar as contribuições mensais e entregar a declaração anual.

Não se preocupe! O site da Receita pode demorar até 15 dias para atualizar o pagamento do imposto, e esse tempo reflete no nosso app também. Então, se você já pagou o DAS, não se preocupe, pois ele irá atualizar. Usimar Agostinho and 18 others like this.

É permitido que o repasse ocorra até o 2º dia útil, desde que o estabelecimento bancário remunere o Tesouro Nacional por uma taxa equivalente à da colocação de títulos públicos federais no mercado financeiro (SELIC).

O sistema da Receita necessita de um tempo para a atualização que acontece apenas quando o pagamento é confirmado, o que pode demorar até 7 dias. Passado esse tempo, e o pagamento não foi reconhecido, é importante verificar se não houve a digitação errada do código de barras no momento do pagamento.

O atual limite de faturamento MEI é de R$ 81 mil por ano — média de R$ 6.750 por mês. Excedido esse valor, é necessário solicitar o desenquadramento e passar a atuar como Microempresa, A Contabilizei realiza esse serviço e pode ajudar você a encontrar a melhor solução. Fale com nossos especialistas.

A apuração significa identificar todas as receitas, custos e despesas que a empresa obteve em certo período. Tudo com o objetivo de determinar se ganhou ou perdeu dinheiro.

O que é a apuração de impostos
É possível definir a apuração de impostos como o conjunto de rotinas usadas para manter sob controle o cumprimento das obrigações fiscais . Em outras palavras, é organizar quais impostos devem ser pagos e quando devem ser quitados.

1º passo: calcular a receita bruta da sua empresa dos últimos 12 meses; 2º passo: identificar a alíquota e a parcela a ser deduzida; 3º passo: fazer o cálculo da alíquota efetiva; 4º passo: chegar ao valor do Simples Nacional a ser pago naquele mês.

E para fazer a consulta de empresa optante pelo Simples MEI, basta acessar o site oficial do Simples Nacional, clicar na opção referente ao SIMEI e clicar no botão “consulta optantes”. Feito isso, irá abrir uma nova página, onde será possível digitar o seu CNPJ e os caracteres de verificação anti-robô.

DAS MEI é a sigla para “Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual”. Trata-se da guia unificada de recolhimento dos impostos e contribuições do MEI. DASN SIMEI, por sua vez, significa “Declaração Anual do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais”.

Na realidade, enquanto o MEI é um tipo de CNPJ para empreendedores individuais, o Simples Nacional é um regime tributário aplicado às micro e pequenas empresas. Na hora de abrir um negócio, você pode optar por se formalizar como microempreendedor individual ou como pequena empresa optante pelo Simples.

Nesse caso, é necessário fazer a comprovação da quitação na própria Receita Federal. Se o acesso a essa informação for feito por meio do aplicativo do Sebrae, você pode tentar clicar no mês pago, em seguida voltar para a todos os pagamentos e depois clicar em atualizar pagamentos.

O imposto mensal DAS MEI deve ser pago a partir do momento em que você abriu seu CNPJ MEI. O pagamento é obrigatório, independente de você estar ou não emitindo nota fiscal ou até mesmo estar faturando com o seu CNPJ MEI.

O que acontece se não pagar o MEI
Caso não mantenha os pagamentos da DAS em dia, você perderá o acesso aos benefícios previdenciários, poderá levar mais tempo para se aposentar, sofrerá cobrança de multas e juros pelo atraso, pode correr o risco de ter o CNPJ cancelado e será inscrito na Dívida Ativa da União.