O que significa aprendam de mim?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

O primeiro significado de “aprende de mim” é: Aprende a me conhecer. Aprendemos a conhecer Jesus Cristo exercendo fé Nele e nos achegando a Ele para nos arrependermos, buscando Seu perdão e Seu poder redentor, e guardando Seus mandamentos.

Aqueles que possuem esse atributo são meigos, amáveis e dispostos a seguir Jesus Cristo e seu temperamento é calmo, dócil, tolerante e submisso.

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso pois o meu jugo é suave e o meu fardo leve” (Mt 11,29).

Esta é a promessa de paz e proteção pessoal. Esse é o poder de redimir do pecado em todos os tempos. Nós também devemos acreditar que Cristo tem o poder de aliviar nossa carga e tornar nosso fardo mais leve. Nós também temos de vir a ele, e nele receber descanso para nossos labores.

O cansaço extremo é um dos sinais de que você está sobrecarregado. A rotina intensa e a jornada dupla (especialmente no caso das mães) fazem com que a sensação de cansaço seja constante e que a cabeça funcione com dificuldade. Se perceber este sinal, cuide-se e invista em alternativas para aliviar a carga mental.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve. O compromisso que Ele requer de nós não é opressor, mas é um compromisso de gratidão.

Humildade é conhecimento da alma, mediante o qual vê o homem sua própria fraqueza e miséria. Humildade é adiantar-se a pedir perdão ao próximo e aplacar sua ira, ainda que tivesse sido por ele agravado. Humildade é conhecimento da graça e misericórdia de Deus.

Como ser mais humilde

  1. Evite julgar os outros. A dignidade, valor essencial da humildade, não se mede por títulos acadêmicos ou realizações profissionais. ...
  2. Crie vínculos autênticos. ...
  3. Lembre-se de que você não é mais do que ninguém. ...
  4. Leve em consideração outras percepções. ...
  5. Cultive a generosidade.

Uma pessoa humilde nunca se coloca como merecedora de nada, tampouco aponta para as faltas e os defeitos dos outros, pois sabe que não lhe cabe julgar ninguém por nada. Evita emitir críticas, mas, se o faz, foca nas construtivas, sempre com a intenção de ajudar o outro a crescer.

O ato de aprender e ensinar está ligado, especialmen- te, à esfera da fé: Reúna-me o povo, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a temer-me por todos os dias em que viverem sobre a terra, e as ensinem aos seus filhos (Dt 4.10).

Comunicar-se sinceramente com Deus
Jesus ensinou pelo exemplo que devemos orar a Deus, seu Pai Celestial, com frequência. Deus o ama. Ele está pronto para ajudá-lo. Comunique-se com Ele por meio da oração, expresse gratidão e peça coisas de que precisa.

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.

Jesus quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar.

A obediência plena traz o poder do evangelho à sua vida, inclusive aumentando sua força para vencer as fraquezas.

“Normalmente, quem está sobrecarregado se sente desmotivado e com dificuldades de concentração, o que pode impactar diretamente na rotina profissional. Além disso, a irritabilidade e os sentimentos à flor da pele podem provocar conflitos entre os colegas”, afirma Luiz.

Chama-se de sobrecarga a carga excessiva, aquilo que se adiciona à carga. Porque provoca desequilíbrio, desgaste prematuro, desânimo e indolência, a sobrecarga não tem a sanção divina.