O que significa apreciar contemplar?

Perguntado por: icastro2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Olhar atentamente, embevecidamente e demoradamente; admirar, apreciar.

verbo transitivo direto Observar com muita atenção e cuidado; analisar: passou a contemplar o trabalho do irmão. Atribuir consideração e reconhecimento a; considerar: os benefícios não contemplam os associados. Realizar suposições acerca de algo ou alguém; imaginar: ele contemplava a vida em família.

Leva em conta, em consideração: 2 considera, abrange, atende, beneficia, protege, favorece, ampara, auxilia. Reflete profundamente: 3 medita, reflete, pensa, analisa, cisma, examina.

Segundo a psicologia, contemplar nos ajuda a compreender a natureza de nossas mentes. Isso significa que, em vez de ficarmos enredados na teia de nossos pensamentos, aprendemos como dominá-la. Logo, começamos a apreciar o fato de que não somos nossos pensamentos.

Um dos meus autores preferidos, Augusto Cury, explica exatamente a diferença, quando admirar é uma experiência fugaz. Contemplar é se entregar atenta e detalhadamente. Em meio ao caos da vida cotidiana, deixamos de perceber a linha tênue existente entre o admirar e contemplar, por algumas razões.

4 apraz, entretém, agrada, contenta, deleita, satisfaz, delicia, alegra, regala, anima, encanta, diverte, sorri, compraz, enleva, regozija, letifica, distrai.

apreciado (adjetivo) -

Aproveitar a vida é viver no presente e criar rituais para o seu bem-estar físico e emocional!

A contemplação é o momento mais aguardado pelo consorciado: é quando a ele é atribuído o crédito para aquisição do bem ou serviço ou para restituição dos valores devidos ao consorciado que deixou o grupo de consórcio.

Aprender a contemplar, envolve se recolocar na vida com um olhar de criança que se encanta e que senta para aprender, sem medo. Um baita exercício para nosso ego que por vezes decide “berrar”.

Num contexto místico-religioso, significa alcançar Deus através da vivência pessoal e não meramente através de um processo discursivo.

Contemplando vem do verbo contemplar. O mesmo que: apreciando, admirando, considerando, meditando, pensando, imaginando, analisando, reconhecendo, vendo.

A diferença entre o consórcio contemplado e não contemplado é que a primeira opção ocorre quando o consorciado recebe o crédito em mãos para adquirir o bem. Enquanto ele não está contemplado, a pessoa ainda deve aguardar ser sorteado ou quando der o maior lance para ser contemplado.

Olhar é o ato físico automático de enxergar, não só aquilo que se quer ver como o que não se quer ver também. Contemplar é olhar atentamente e demoradamente, admirando e apreciando a visão de algo ou até mesmo um pensamento no qual se pode refletir.

Quando você decide apreciar o belo, os seus sentidos se transformam numa lupa, que aumenta sua percepção em relação a coisas que antes possivelmente passariam despercebidas.

Contemplar o belo é fazer das pequenas coisas um espetáculo aos nossos olhos. É descobrir as coisas lindas e ocultas que nos rodeiam. É admirar as nuvens, o canto dos pássaros. É perceber além das imagens e das palavras.

Espiritualidade místico-contemplativa
Este tipo de espiritualidade advoga a gradual passividade da pessoa como processo de contato com o divino. Em primeira instância, de forma catafática, a pessoa conta com auxílios cognitivos para exercer sua espiritualidade, numa forma pré-contemplativa.

A emoção que a admiração desperta leva ao apaixonamento. Por reconhecer em alguém um valor que nos faz contemplar nossa própria imagem invertida, amamos. Tal como um espelho, o outro representa o que desejamos ser ou somos e por isso este outro se torna objeto de contemplação, admiração.

Contemplar a natureza é perceber o quão pequenos somos junto à grandiosidade que ela é. É tão difícil olhar para este mundão cheio de tantas maravilhas e não pensar em Deus. Paz é ver o nascer ou o pôr do sol e saber a quem agradecer. Não há solidão mais bem acompanhada que reconhecer a natureza como companhia.

Admirar ainda pode significar o sentimento de respeito, consideração e apreço que determinada pessoa sente por outra ou por uma atitude.

A forma [aprecio]é [primeira pessoa singular do presente do indicativo de apreciar] .