O que significa APGAR 8 e 9?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

É o resultado do Apgar que mostra como está a adaptação e se o bebê precisará de ajuda. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve.

Qual é a nota de Apgar ideal? Bebês que têm o resultado de Apgar entre 8 e 10 são considerados saudáveis, com boa adaptação e não passaram por asfixia. Já os que obtêm resultados de 6 a 7 enfrentaram uma asfixia leve e transitória, os avaliados entre 3 e 5 tiveram uma asfixia moderada e de 0 a 3, grave.

Além disso, um escore de Apgar reduzido aos 10 minutos confere maiores riscos de paralisia cerebral e epilepsia do que um escore de Apgar reduzido em 5 minutos.

O teste é importante para ajudar a detectar possíveis problemas respiratórios ou cardíacos. Dessa forma, um tratamento precoce será determinante para evitar algo mais grave. A nota obtida no teste só tem importância nos primeiros momentos de vida da criança e não determina o estado de saúde futuro.

Assim que sai da barriga da mãe, o bebê é logo examinado por um neonatologista ainda na sala de parto. Alguns pais e mães de primeira viagem podem estranhar a movimentação em torno do recém-nascido, mas não se preocupe.

O bebê não chorar ao nascer, isoladamente, não indica problema algum. Muitos fazem essa transição de maneira bem suave e calma… e é lindo demais do mesmo jeito!

Os sinais avaliados são: coloração da pele, pulso, irritabilidade reflexa, esforço respiratório, tônus muscular, conforme mostra a tabela abaixo. O somatório da pontuação (no mínimo 0 e no máximo 10) resultará no Escore de Apgar.

Para determinar a vitalidade do bebê, utilizou-se o índice de Apgar, que varia de zero a dez e avalia freqüência cardíaca, respiração, reflexos, tônus muscular e aparência da pele. Crianças que, no quinto minuto de vida, apresentam índice de Apgar inferior a sete são consideradas de baixa vitalidade.

É um bebê biologicamente mais vulnerável do que aquele nascido a termo (com 37 semanas de gestação ou mais), devido à sua imaturidade orgânica, necessitando, muitas vezes, de cuidados especiais.

O perímetro cefálico é reflexo do tamanho cerebral, sendo medido rotineiramente até os 36 meses. Ao nascimento, o cérebro corresponde a 25% do tamanho do adulto, e o perímetro cefálico tem, em média, 35 cm.

Cada parâmetro clínico recebe uma pontuação de 0, 1 ou 2 e, com isso, a pontuação mínima é 0 e a pontuação máxima é 10.

Quanto maior o valor do Apgar, piores são as condições fisiológicas do RN. Pontuação entre 0 e 3 é considerada como sinal de anóxia grave e entre 4 e 7 como anóxia moderada. RN com índice de Apgar de 7 pode necessitar de tratamento de suporte, como o oxigênio.

O somatório da pontuação resultará no Índice de Apgar: Apgar 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém- nas- cidos, significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Apgar 5 a 7 significa que o bebê apresentou uma dificuldade leve.

Uma pontuação de sete ou mais indica que o bebé nasceu bem. Uma pontuação inferior a sete implica um acompanhamento próximo por parte da equipa médica, que avalia que procedimentos poderão ser necessários.