O que significa apertar as mãos enquanto dorme?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 12 votos

Apertar os punhos enquanto se dorme costuma ser um sinal de nervosismo, ansiedade generalizada, ou confusão. Isto pode ser evidenciado no facto de que algumas pessoas têm tendência a apertar os punhos quando reagem a algum problema.

A fisiológica é o tipo de espasmo que acontece durante o sono em pessoas saudáveis, é considerada benigna, sendo chamada de mioclonia noturna. Raramente precisa de tratamento e não costuma ser causa de preocupação, pois está relacionada a atividades normais do organismo.

Paralisia do sono conforme a Bíblia
De acordo com religiosos cristãos, os barulhos e visões que acontecem em alguns episódios da paralisia do sono são demônios. Nessa situação, a pessoa recebe um ataque espiritual de entidades com energia negativa.

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes.

Dormir de bruços faz mal pois o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra quando você dorme de barriga para baixo e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores. Se for difícil quebrar esse hábito, procure dormir sem travesseiro, ou com um baixo e bem macio.

Abraçando um travesseiro ou objeto: Muitas pessoas precisam dormir abraçadas com algo – travesseiro ou bichinho de pelúcia – para descansar, mas isso não significa que sejam inseguras, pelo contrário, essa postura mostra uma pessoa confiante e boa para o diálogo.

Dormindo na defensiva
Se você costuma dormir com os braços cruzados e barriga para cima, representa ser alguém sempre na defensiva. Além disso, talvez você esteja querendo se proteger de algo.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra.

Pessoas extremamente ansiosas tendem a apresentar tensão e dor muscular, especialmente nos ombros, nos braços e nas pernas, o que acaba afetando a performance nas tarefas do dia a dia e pode, em alguns casos, se tornar um fator limitante. Os tremores e espasmos também podem ocorrer.

A neurologista do Sírio-Libanês explica que doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Múltipla e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também podem desencadear espasmos musculares. No entanto, os pacientes diagnosticados com esses agravos também apresentam outros sintomas além dos espasmos musculares.

Uso indevido de medicamentos para dormir; O uso de drogas é também um grande contribuidor para a paralisia do sono; Baixo índice de melatonina no corpo; Consumo de estimulantes próximo da hora de dormir (café, chá preto, refrigerantes com cafeína, chocolate);

Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas. Com isso, quem está quase dormindo ou acordando, de repente, não consegue realizar movimentos voluntários, falar ou gritar.

O apertamento acontece quando a pessoa pressiona os dentes de cima contra os de baixo de maneira involuntária, e pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite. Já o bruxismo é o movimento de “esfregar” uma arcada dentária na outra de modo involuntário, principalmente durante o sono.

Alívio natural para bruxismo
Compressas quentes e frias: a aplicação de uma compressa quente ou fria na área afetada pode relaxar os músculos da mandíbula. Pois assim, reduz a dor associada ao bruxismo. Massagem facial: a massagem facial reduz a tensão muscular na mandíbula e no pescoço.