O que significa aorta proeminente?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Um aneurisma da aorta torácica é uma saliência ou protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo peito. A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.

Aneurismas de aorta torácica ou abdominal grandes, que estão crescendo ou dando sintomas devem ser tratados, e existem duas formas principais de tratamento: a cirurgia convencional e a cirurgia endovascular.

Existem duas técnicas para o tratamento do aneurisma da aorta abdominal: a técnica Endovascular e a técnica aberta. Na maioria dos casos o tratamento é feito via Endovascular, a não ser que o aneurisma tenha alguma característica morfológica (localização ou forma) que impeça este tipo de tratamento.

Como a aorta é uma artéria de muito calibrosa e com volumoso fluxo sanguíneo, o avanço deste quadro pode causar complicações, como dissecção ou rompimento da artéria, com consequente choque hemorrágico e risco de óbito.

Quem possui aneurisma da aorta abdominal e ilíacas podem pegar peso ? Depende, entre outros fatores, do tamanho e da necessidade de tramento invasivo. Uma correta avaliação com o cirurgiao deve ser feita para orientações sobre exercícios físicos.

Quando é feito o diagnóstico, em qualquer local do corpo, a primeira recomendação é a de afastar toda e qualquer atividade fisica acima da intensidade leve!

A aorta descendente se inicia ao nível da quarta vértebra torácica, e desce pelo lado esquerdo das vértebras torácicas, desde T5 até T12. Ela cursa posteriormente à base do pulmão esquerdo e ao pericárdio, entrando no abdome através do hiato aórtico do diafragma, quando atinge o nível de T12.

Diagnóstico. Se seu médico vir sinais de um aneurisma de aorta torácica, é possível que ele solicite exames para confirmar o diagnóstico. Esses exames geralmente incluem radiografia do tórax, ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ultrassom e angiografia.

Aneurisma da aorta abdominal tem cura e pode ser corrigido através de cirurgia ou técnica endovascular. No entanto, nem todos os aneurismas demandam uma correção cirúrgica. Aneurismas pequenos (diâmetro entre 3 e 5,5 cm) não necessitam de correção e podem apenas ser monitorados.

O procedimento consiste na colocação de endopróteses, que são próteses colocadas por dentro do vaso e que são então expandidas no local do aneurisma. Isso faz com que aquele local fique reforçado pela endoprótese, diminuindo o risco de ruptura do aneurisma da aorta.

O cirurgião vascular, ou angiologista cuida dos problemas envolvendo os vasos sanguíneos das pernas, braços, tronco e pescoço. Ele trata problemas nas artérias, como aneurisma de aorta, estenose das carótidas, doença arterial obstrutiva; e também problemas nas veias como telangiectasias (vasinhos), varizes e trombose.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

Portanto, quem tem problema no coração deve, sim, praticar atividades físicas. Mas, é importante ter um acompanhamento médico constante, para avaliar as condições de saúde de cada paciente.

Pode-se observar que a sobrevida global dos pacientes operados para correção do aneurisma de aorta é grande (72% em 8 anos). Mesmo os pacientes mais idosos (> 75 anos) se beneficiaram da cirurgia, pois 86% deles ainda estavam vivos após 4 anos.

Ela atinge a coxa por trás do ligamento inguinal, chamada neste ponto de artéria femoral comum, uma continuação da artéria ilíaca externa, estando a meio caminho entre a espinha ilíaca ântero-superior e a sínfise púbica.

Pesquisa feita na Holanda mostra que consumo de cafeína encabeça lista de elementos que contribuem para rompimento de aneurisma.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.