O que significa anime em japonês?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O Anime surgiu por volta da metade do século XX. O termo é abreviado da palavra “animação” em japonês, que se refere a qualquer animação. Geralmente, toda animação japonesa, ou boa parte delas, também possui uma versão em mangá (quadrinhos japoneses).

A origem da palavra anime é incerta. Alguns pesquisadores consideram que seja uma abreviação do inglês animation (“animação”), enquanto outros defendem que possa ter surgido a partir do francês animée (“animado”).

Um otaku é fã de anime, mangá ou romances gráficos e videogames japoneses. A informação é do artigo Se você faz isso, você é um otaku: reflexões sobre identidades constituídas a partir de objetos da cultura de massa japonesa, publicado em 2019 na revista Intersections in Communication.

Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão, inspirando criadores japoneses como Junichi Kouchi e Seitaro Kitayama, ambos considerados os "pais do anime".

Naruto: Significa “massa de peixe servida sobre o lámen”, “redemoinho”. Naruto é um nome de origem japonesa que ficou amplamente conhecido ao redor do mundo através do anime e mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto.

Diferença entre mangá e anime
O mangá é o termo utilizado para se referir as histórias em quadrinhos do país asiático, enquanto os animes fazem menção às animações de origem japonesa. É comum que um anime adapte uma história de um mangá e vice-versa.

Hoje, ser otaku, pelo mundo, significa ser fã de animes, mangás, novels (histórias escritas, acompanhadas de ilustrações no estilo anime), cosplays, doramas e/ou videogames japoneses — levando, muitas vezes, a um interesse geral pela cultura japonesa (língua, gastronomia, história, etc.).

Muito mais do que um amante de mangás e animes, o otaku, por definição, é um verdadeiro fã da cultura japonesa. Porém, fique atento: se vestir como seu personagem favorito ou ver alguns animes na TV, apesar de serem características comuns entre os otakus, não faz de você um membro desse grupo.

No Brasil, temos o seguinte resultado sobre os animes mais populares:

  • Naruto.
  • One Piece.
  • Demon Slayer.
  • Jujutsu Kaisen.
  • Pokémon.

Acredita-se que uma das animações, intitulada Namakura Katana (Uma Espada Obtusa), é a mais antiga animação japonesa já feita.

Paradise Kiss é uma série que apresenta uma variedade de personagens abertamente queer, desde o bissexual George até Isabella, uma personagem transgênero.

Shounen

Shounen, ao pé da letra, significa “para meninos” – então seria algo como “anime para meninos” – tornando essa uma categoria mais demográfica do que um gênero em si. My Hero Academia, Dragon Ball Z, Naruto… Todos esses grandes nomes são animes Shounen!

“Anime” é uma palavra japonesa que se refere a animações. No dialeto nipônico, toda animação é um anime. Porém, no contexto ocidental, o termo é usado para se referir às animações provenientes do Japão. Vale ressaltar também que animes não são um estilo de desenhos animados, mas sim um formato de mídia.

Animação japonesa de 1917: primórdios do anime. Curiosidade: O primeiro anime da história foi criado em 1907 no Japão. Era uma história cujo personagem principal era um menino marinheiro.

22 de outubro

Fundação Japão - Dia do Anime No dia 22 de outubro é... | Facebook.

One Piece é um mangá que segue as aventuras de Monkey D. Luffy e sua tripulação, os Piratas do Chapéu de Palha. No mundo de One Piece, existem objetos misteriosos chamados Akuma no Mi que concedem poderes sobrenaturais a quem os come.

Existem mais de 12.000 animes até o momento.
De acordo com MyAnimeList.

Uma trend é um conteúdo que viraliza de forma natural, como desafios, músicas, coreografias, tutoriais ou dublagens.

Resposta: cpx. abreviação da gíria cupinxa ou cupincha, que quer dizer: parceiro, companheiro, amigo, etc.