O que significa anel para os judeus?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Na cultura judaica usar um anel neste dedo simboliza abertura para novas oportunidades e novos caminhos, já que é com ele que apontamos as direções que queremos seguir.

O costume de usar anéis nasceu entre os egípcios e os hindus, como um símbolo de relação entre um homem e uma mulher. Isso porque o círculo perfeito do anel é um sinal de que a união não tem fim.

Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença. Polegar – força de caráter – mostra força de vontade e liberdade de pensamento.

O nome dos cachinhos é peiot, a palavra vem do plural de peá, que significa borda em hebraico. Muitos homens da comunidade ultraortodoxa usam as peiot por interpretarem uma lei da Torá, que proíbe raspar os pelos laterais do rosto, muito ao pé da letra, e por isso, preferem manter os pelos sem cortar.

Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

22 "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

No filme, o bispo católico Dom Pedro Casaldáliga, um dos entrevistados, explica da seguinte maneira a utilização do anel: ” Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas.

O anel é um adorno de luxo. Segundo os registros históricos, os faraós egípcios foram os primeiros a usar o anel com o intuito de representar a eternidade. Isso, principalmente pelo formato da joia ser circular; sem um começo ou um fim.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

O filho pródigo, da parábola de Jesus, recebeu um anel de seu pai, como símbolo de dignidade (Luc. 15:22).

Polegar ou dedão
Dar destaque a esse dedo utilizando um anel, simboliza força de vontade, liberdade e independência.

As alianças são um dos objetos que melhor simbolizam o casamento. Desde o ritual da troca de alianças na cerimónia, até ao seu uso diário pelos casais, este anel é usado na mão esquerda como símbolo do compromisso.

Significado LGBT do anel de coquinho
Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

PERGUNTA –> Por que os judeus ortodoxos se vestem de negro? RESPOSTA –> De acordo com muitas interpretações, o preto é a cor da Gevurá (severidade), e, portanto, representa a cor mais apropriada para eventos sérios e importantes como as orações, as festas, o dia do Shabat e etc

O judaísmo utiliza o chapéu imprescindivelmente durante suas orações e cerimônias religiosas, em sinal de temor a Deus. Já na maçonaria utilizamos ao longo de toda a reunião e retiramos o chapéu exatamente nos momentos de orações, em sinal de respeito!

E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.

É uma tradição judaica, em obediência ao contido na Torah – que é a lei de Deus para eles –, representada especialmente pelos primeiros cinco livros da bíblia: Gêneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Um judeu deve rezar três vezes ao dia: de manhã, à tarde e à noite. Pode fazê-lo sozinho ou em grupo. Sempre que o faz coletivamente aqui, na sinagoga, é obrigatório ter um Minian (contagem em hebraico), um quórum de dez ou mais homens judeus de maior idade, para ter um serviço religioso completo.

Gratidão e Generosidade – O judeu acredita que Deus providencia determinados padrões a diferentes pessoas, mas doam o excedente. Com as doações generosas que fazem, eles ajudam a construir grandes universidades e projetos.

O Anel em si é o artefato mais poderoso na Terra-Média. Foi criado e forjado pelo Senhor do Escuro Sauron no fogo da Montanha da Perdição durante a Segunda Era, num plano maléfico de dominar, controlar e governar todos os outros anéis do poder, inclusive dominar a Terra-Média.