O que significa anel na macumba?

Perguntado por: lcarvalho3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

No período da escravidão no Brasil, o Anel de Tucum, simbolizava para os escravos, símbolo de amizade, união e resistência na luta pela libertação. Esse anel então, se tornou para as camadas sociais oprimidas, um símbolo de aliança e parceria. O tucum (Bactris setosa) é uma espécie de palmeira comum na Amazônia.

Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

O uso do anel preto no dedo médio da mão direita é mundialmente conhecido por representar os assexuais. No Brasil, normalmente, é utilizado o anel de tucum, devido à sua coloração.

O anel é um adorno de luxo. Segundo os registros históricos, os faraós egípcios foram os primeiros a usar o anel com o intuito de representar a eternidade. Isso, principalmente pelo formato da joia ser circular; sem um começo ou um fim.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Quando o faraó dá seu anel pessoal, ou seja, sua assinatura pessoal, para José significa que ele teria toda a autoridade para tomar qualquer decisão em nome do faraó, inclusive o poder de modificar leis representando a confiança que o faraó tinha em José.

Anéis foram usados como um sinete (Gênesis 38:18). Eles eram dados como um sinal de atribuição de autoridade (Gênesis 41:42; Ester 3:8-10; 8:2) e de favorecimento e dignidade (Lucas 15:22). Eles eram geralmente usados por homens ricos (Tiago 2:2).

Usar anel no dedo médio significa equilíbrio.

ANEL NO DEDO INDICADOR
A utilização do anel nesse dedo pode indicar liderança e ambição. O anel no dedo indicador costumava ser usado por reis e grandes líderes, de modo que tornou-se um símbolo de autoridade. Em algumas culturas, ele também pode representar compromisso amoroso.

Polegar ou dedão
Dar destaque a esse dedo utilizando um anel, simboliza força de vontade, liberdade e independência.

Um anel usado na mão esquerda (em especial no dedo anelar) geralmente simboliza amor eterno, compromisso.

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.

Energias de cada dedo. Como os anéis são filtros de energia, é aconselhável evitar usá-los nesse dedo, pois podem atrapalhar a captação de boas vibrações, uma vez que o polegar é considerado como o dedo do livre arbítrio, da verdade e da natureza. Anéis usados nesse dedo têm o poder de influenciar a opinião das pessoas ...

dedo médio

*Anel no dedo médio em Feng Shui: Um anel usado no dedo médio atrai dinheiro, aumentando sua sorte de dinheiro e ajuda você a acumular riqueza. Usado no dedo médio protegerá a riqueza do seu negócio.

As três joias elaboradas que vemos no final de “Alloyed” são os anéis de poder dos reis elfos: Narya, o anel do fogo, que em O Senhor dos Anéis é usado por Gandalf, dado a ele pelo elfo Círdan; Nenya, o anel da água, controlado por Galadriel; e Vilya, o anel do ar, usado pelo rei Gil-Galad e, mais tarde, por Elrond.

Narya, o Anel do Fogo, ostentava um rubi; Nenya, o Anel da Água, ou Anel Adamantino, era feito de Mithril e ornado com uma "pedra branca", possivelmente o diamante, como sugere o nome; e Vilya, ou Wilya, o Anel do Ar, o mais poderoso dos Três, era de ouro e ostentava uma safira.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.

A aliança de compromisso ou anel de compromisso é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas. Normalmente, o anel de compromisso é utilizado por casais, como um símbolo da responsabilidade e compromisso de ambos com a relação que possuem.

O “anel da pureza”, acessório que simboliza a promessa de jovens religiosos em manter a virgindade até o casamento, virou moda entre adolescentes que seguem à risca os passos dos ídolos.