O que significa anel de coquinho LGBT?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

Um anel preto usado no dedo médio(dedo do meio) da mão direita é um símbolo comum da comunidade assexual. O design exato e o material do anel não é importante, desde que seja principalmente preto. O anel preto é frequentemente associado as pessoas que se identificam como swingers.

É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

Anel no dedo polegar: simboliza poder e ressalta riqueza.

Não esqueça que a aliança de compromisso deve ser usada no dedo anelar da mão direita, hein! Vamos te explicar melhor sobre essa tradição. Olha só: Tradicionalmente, a aliança que representa o namoro é usada na mão direita – a mesma mão (e mesmo dedo) da aliança de noivado.

anelar

Anéis no dedo anelar
Tal como o nome sugere, este é o dedo de eleição para os homens usarem um anel. Particularmente, uma aliança de casamento se for na mão esquerda. Não há regras que definem que deve fazê-lo.

Anéis masculinos pretos e a superação: para algumas pessoas, a vida é feita de desafios e lutas constantes, e o anel masculino preto simboliza a determinação em vencê-los. O anéis masculinos preto e a pureza: feitos de pedra ônix preto, simboliza a pureza sexual e o celibato.

Inclusive, dependendo do estilo da pessoa, pode-se usar um, dois ou três, em uma mão ou até nas duas. Vale lembrar que essas composições ficam mais harmoniosas com modelos finos e delicados. Mas também combinam com anéis maiores, alianças ou solitários.

Kink: o significado básico da palavra é fetiche. Ou seja, pessoas que possuem fetiche.

A sigla atual
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (ABGLT) usa o LGBTI+, porém, outros grupos preferem adotar LGBTQ+ ou LGBTQIA+ e, mais recentemente, LGBTQIAP+. Os termos considerados mais corretos são: LGBTQIAP+, LGBTQIA+, LGBTI+ e LGBT+.

– O que significa LGBTQIA+?
A sigla é dividida em duas partes. A primeira, LGB, diz respeito à orientação sexual do indivíduo. A segunda, TQIA+, diz respeito ao gênero.

O mais importante é lembrar que o dedo anelar indica casamento (mão esquerda), noivado ou namoro (mão direita). Se você for usar um anel nele apenas decorativo, escolha um design que não lembra aliança, para não confundir as pessoas. Mindinho, dedo médio e polegar não possuem nenhum grande simbolismo por trás deles.

Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda. Mulheres lésbicas costumam usá-lo no dedo polegar, como um código para a sua preferência por mulheres.

Dedo indicador
Também conhecido como apontador ou fura-bolo. O anel no dedo indicador simboliza a liderança.

O dedo mindinho pode trazer muitos significados para um anel. Tradicionalmente, usar o acessório no mindinho direito indica a graduação, ou seja, é onde se usam os anéis de formatura. Entretanto, no mindinho esquerdo, o anel pode representar um casamento anterior da pessoa, seja ela viúva ou divorciada.

De modo geral, o anel solitário é usado no dedo anelar, preferivelmente na mão esquerda. A razão disso? Conforme uma crença antiga entre os egípcios, este dedo possui a chamada “vena amoris” — a única veia presente na mão que está ligada ao coração.

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.