O que significa amores paradoxais?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

“Amores Paradoxais” é uma canção sobre o amor e é a mistura perfeita entre aquele amor leve e ao mesmo tempo quente, livre, intenso, profundo

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Incoerente, contraditório, incongruente, patético. É capaz de gritar coisas insanas para mostrar sanidade e de calar para mostrar indignação. É capaz de mentir descaradamente e acreditar na própria mentira.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Desejo que, instalado na escassez do tempo, não nos leva a uma apática resignação, mas, pelo contrário, a um possível ato conclusivo.

Em sentido amplo, «paradoxo» significa o que é «contrário à opinião recebida e comum», ou à opinião admitida como válida.

Em termos gerais, o efeito rebote (reação paradoxal) é o resultado das tentativas automáticas do organismo para retornar ao estado basal (homeostase), alterado pelos efeitos primários das drogas.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição.

11 sinônimos de paradoxal para 1 sentido da palavra paradoxal: Que é absurdo e ilógico: 1 absurdo, ilógico, irracional, incoerente, incompatível, contraditório, disparatado, incongruente, antagônico, insensato, ridículo.

Figura de linguagem que fere com a lógica
É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

Mas você sabe exatamente o que essa palavra significa? Segundo o dicionário, paradoxo é uma figura de linguagem que indica contradição. É uma ideia coerente e bem estruturada, mas que apresenta elementos contraditórios à sua própria estrutura. Trata-se de um raciocínio com duas ideias, em que uma se opõe à outra.

Para os dois lógicos, o paradoxo do mentiroso (e demais insolúveis desse tipo) são simplesmente falsos. O núcleo da solução de Bradwardine consiste na regra geral segundo a qual “Se uma proposição significa que ela mesma não é verdadeira ou que é falsa, então ela significa que ela não é verdadeira e é falsa”.

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico. paradoxo condicional. paradoxo falsídico.

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil. (antítese) Estou dormindo acordado. (paradoxo)

Paradoxo temporal é quando alguém viaja no tempo para o passado, altera uma ação e com isso muda os acontecimentos futuros, fazendo com que a ação que motivou a viagem no tempo não exista mais, e com isto, a própria viagem não existiria.

O paradoxo ou oxímoro é uma figura de pensamento que se estrutura por meio de uma lógica de significados que se excluem de forma mútua, instaurando, assim, uma contradição que, porém, não é sustentada quando se analisa o contexto, já que, na verdade, há um reforço da ideia.

Atração mútua
O ato de ficar atraído por alguém pode surgir por vários fatores, sejam eles sexuais, físicos, emocionais, etc. Esses sentimentos podem ser recíprocos, o que chama-se "atração mútua", ou seja, quando é partilhada por ambas as partes envolvidas.

Tais paradoxos podem ser compreendidos à luz do pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que, através dos usos de formulações paradoxais, concebia a realidade como um mundo de pura aparência e a verdade como um acréscimo ficcional, como um efeito.

Em Freud, o desejo, que é inconsciente, é designado pelo vocábulo alemão Wunsch, cuja tradução é anelo, aspiração. O desejo não se mostra claramente e, como sabemos, tudo que é cifrado, ambíguo ou obscuro exige interpretação.

b) Branca Gil é a alcoviteira que foi contratada pelo Velho para servir de intermediária na sua tentativa de sedução. Como ela guardava para si o dinheiro que ele lhe entregava para comprar presentes para a Moça, é punida pela prática de alcovitagem e também por ter roubado o dinheiro do sedutor.