O que significa aljava na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Espécie de bolsa em que eram levadas as FLECHAS (#Is 22.6). "Encher de filhos a aljava" quer dizer ter muitos filhos (#Sl 127.5).

Pode acondicionar até 30 flechas.

Entretanto um significado simbólico permanece para nós. Vamos encontrar a palavra aljava no livro dos Salmos 127,4-5: “4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Esta palavra me marcou profundamente, pois seguidamente ouvia participando nas cerimônias de casamento religioso.

que enche deles seu porta-flechas – A aljava é um caso em que flechas são carregadas; e como um homem – um caçador ou guerreiro – se sente seguro quando tem sua aljava cheia de flechas, o homem é abençoado na proporção do número de seus filhos.

Salmos 127:4-5 ARA
Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.

A Bíblia diz que "os filhos são como flechas na mão do guerreiro". (Salmo 127:4) Isso significa que eles devem ir mais longe que os pais, já que uma flecha vai mais longe do que o arqueiro que a lançou. Sem dúvida, desejamos que nossos filhos alcem voos mais altos que os nossos!

O arco e a flecha representam o plano espiritual e consciente, com os quais o arqueiro busca sua “estrela”. São símbolo de coesão, da união entre o terrestre e o celeste, do real e do ideal, do consciente e do inconsciente, do instintivo e do racional, da matéria e do espírito, do humano e do divino.

Associada ao signo do Sagitário, simboliza a realização, a materialização e a objetivação, mas também a identificação, a individualidade e a elevação espiritual. Na tradição dos vedas indianos, a flecha é um símbolo de intuição e de rapidez de pensamento associado a uma deusa.

Aljava (nome de origem árabe, originalmente usado para designar uma saca em que se levava cereais) é um equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas e os virotes usadas pelos arqueiros e besteiros desde a mais remota Antiguidade.

Encontramos nesta frase um princípio a ser aplicado na criação dos nossos pequenos. O texto fala de filhos ajudando um pai a proteger sua casa; neste sentido, podemos vê-los como parte da defesa diante do inimigo e como uma família deve aprender a lutar junta.

rior,que se coloca pendente no ombro.

Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.” (Salmos 127:3-5). .

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão envergonhados, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Este versículo em outras versões da Bíblia
2 E fez a minha boca como uma espada aguda, e, com a sombra da sua mão, me cobriu, e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Deus é o criador da família, porque Ele ama as gerações. Depois de criar todas as coisas, o Senhor criou o homem à Sua imagem e semelhança, e providenciou-lhe uma companheira para que juntos formassem uma família (Genêsis 1:26; 2:20-25).

Bem-aventurado significa que o justo desfrutará do favor e das graças especiais de Deus. Bem-aventurado não somente é a palavra pela qual este salmo se inicia, mas é também, a essência do que é prometido aos que meditam na Palavra de Deus, noite e dia.

Ser uma flecha, é ser alguém que tem um alvo, um objetivo, meta a ser atingida, sendo leve e sem pesos. A flecha tem o objetivo de ir longe.