O que significa aliança de ouro e prata?

Perguntado por: djesus . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Mas e a aliança de prata e ouro, qual o significado? Essa mistura pode representar o poder dos dois metais combinados. O ouro é considerado o metal mais perfeito, que representa a nobreza e imortalidade. A prata, por outro lado, demonstra pureza, fidelidade e sabedoria divina.

O uso de um anel de prata masculino no dedo anelar da mão esquerda indica ” casamento”, na mão direita, no dedo anelar é namoro ou noivado.

A palavra aliança tem origem no latim alligare, que remete para uma relação de proximidade, de união. Fazer uma aliança com alguém é fazer um acordo, um pacto, uma união. Assim, o anel com nome de aliança é uma lembrança do pacto entre o marido e a esposa.

A tradição diz que a aliança de compromisso é usada sempre no dedo anelar da mão direita. Posteriormente, ela é substituída pela de noivado, de ouro, usada na mesma mão até o casamento. Ou mesmo quando a aliança de prata é colocada na mão esquerda quando o casal passa a ter uma união estável ao invés de um namoro.

Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.

Elas podem ser usadas de ambas as formas, o que importa é que fiquem confortáveis no dedo ao serem utilizadas juntas. Em muitas culturas, a aliança é colocada primeiro e em seguida o anel de noivado, pois dessa forma acreditam-se que a aliança fica mais próxima ao coração.

Sim, pode utilizar alianças de ouro branco para simbolizar o compromisso de namoro do casal.

Apenas as alianças de ouro são usadas na mão direita antes do casamento, passando para a mão esquerda no dia do enlace. Esta é a única tradição existente. Os demais anéis de noivado podem ser usados na mão que a pessoa preferir.

Sendo assim, por se tratar de uma joia usada por muitos e muitos anos, as alianças passaram a ser tradicionalmente fabricadas em OURO: um metal belo, nobre, durável e valioso. É por esse motivo que as alianças em ouro são as mais usadas entre os casais.

Então, segundo essas regras, a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar o anel de casamento e o de namoro.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Significado da aliança de casamento: É o símbolo de amor e devoção, da concordância de um casal em amar e respeitar um ao outro. Sendo assim, sua forma circular representa que não tem começo nem fim, é constante como o amor deve ser.

Para eles, cada dedo representa um membro da família: os polegares representam os seus pais; o segundo dedo, ou indicador, representa seus irmãos; o dedo médio representa você mesmo; o anular representa o seu companheiro ou companheira; e o dedo mínimo representa seus filhos.

Presentear alguém com um anel pode representar amor, amizade, compromisso e muito mais. Mas este simples gesto pode ter um significado ainda mais especial do que você pensa. Um anel em particular está cercado de simbologia, o chamado 'churumbela' - que aqui no Brasil é conhecido popularmente como meia aliança.

Depois do divórcio, as alianças e diamantes são geralmente trancadas em um lugar seguro ou simplesmente depositadas no fundo de uma gaveta onde ficam acumulando poeira.

A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.