O que significa algo cumulativo?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

adjetivo Que acumula com o passar do tempo; cuja quantidade, valor, número aumenta com o tempo: juros cumulativos; efeito cumulativo. Que se realiza por cumulação, por acumulação, por acúmulo. Etimologia (origem da palavra cumulativo). Part. de cumular.

Assim, acumulativo é utilizado mais para caracterizar o ato de acumular coisas e cumulativo é usado para expressar efeitos sobrepostos em uma escala. Contudo, gramaticalmente, as palavras são intercambiáveis. A mesma regra se aplica aos verbos acumular ecumular.

O regime não-cumulativo é também um regime tributário em que, diferente daquele cumulativo, uma empresa pode ficar liberada de recolher os impostos PIS e Cofins caso em uma operação anterior da cadeia produtiva de um determinado produto, já o tiver feito.

A principal diferença entre o regime cumulativo e não cumulativo é a forma de tributação. Como vimos anteriormente, o imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real.

O progresso do conhecimento científico é cumulativo porque sempre soma novas verdades e é sistematizado porque pressupõe uma organização, uma unificação que coordena o conhecimento já existente e as novas hipóteses, que suscitam métodos para investigar o ainda desconhecido.

O regime cumulativo ocorre quando o imposto que é cobrado em uma etapa da atividade não é abatido da próxima. Ou seja, uma empresa que importa produtos e revende paga impostos na importação e também na revenda ao consumidor final. Portanto, o valor é acumulado.

Regime não cumulativo
Isso significa que a empresa de revenda, por exemplo, tem direito de ser creditado pelos impostos pagos pelo fabricante. No entanto, a alíquota cobrada na tributação não cumulativa é maior. Sendo assim, as alíquotas para o PIS é de 1,65% e para o COFINS é de 7,6%.

"Promoção Não Acumulativa" quer dizer que nenhum cupom de desconto ou promoção anunciados em nosso site ou através de qualquer outra mídia podem ser utilizados na compra de produtos que já se encontram "em promoção"ou "em liquidação" em nosso site.

1) Feito por acumulação. 2) Poder de jurisdição que tem o juiz para conhecer de uma causa, que outros juízes, da mesma circunscrição judiciária, também o podem fazer.

adjetivo Que comuta; relativo a troca. Lógica e Matemática Diz-se de uma lei de combinação referente a elementos de um conjunto e cujo resultado não se altera se se trocam as posições dos elementos: a adição e a multiplicação são operações comutativas.

PIS cumulativo
As empresas enquadradas no Simples Nacional na condição de Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), embora contribuintes do PIS não se sujeitam ao pagamento em separado, pois o PIS está incluído no pagamento mensal unificado de impostos e contribuições. O PIS cumulativo é de 0,65%.

São exemplos de impostos cumulativos: PIS (Programa de Integração Social); Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); A antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)

Os impostos cumulativos são aqueles que incidem em TODAS as etapas intermediárias da logística de um produto, desde a saída da indústria, até chegar no consumidor final. Eles influenciam diretamente no preço de venda deste produto.

1) Regime de Incidência Cumulativa
As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Presumido ou arbitrado estão sujeitas à incidência cumulativa.

O conhecimento escolar é uma forma metodológica de ensinar os conhecimentos científicos e de dar sentido a eles para que os alunos compreendam a necessidade de conhecer e saber o que de fato pode ser comprovado e validado.

É importante notar aqui mais um ponto de divergência entre Popper e Kuhn, pois, enquanto Kuhn valoriza os fatores externos no processo científico, Popper valoriza os fatores internos.

Na visão positivista, a ciência evolui de forma linear, baseando-se em observações. Uma nova teoria válida, constitui-se no aperfeiçoamento da anterior.

Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do Pis, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: Pis ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).

Alguns exemplos de impostos não-cumulativos: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados); ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); PIS e Cofins (para empresas optantes pelo Lucro Real).

ICMS NÃO CUMULATIVO
O ICMS será não-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal.

Cálculo: incidência cumulativa do PIS e Cofins
Sendo assim, se considera as alíquotas: Cofins: 3% e PIS: 0,65%. O cálculo nesse caso seria o seguinte. PIS = receita bruta da empresa x alíquota (0,65%). Cofins = receita bruta da empresa x alíquota (3%).