O que significa Ajayô no mundo espiritual?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Ajayô é uma expressão africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

Ayó – Palavra iorubá que significa “alegria, felicidade”.

Esse neologismo “iorubaiano” significa axé, bem-vindo, olá, um desejo de paz ou qualquer outra saudação positiva, a depender do contexto. No carnaval de Salvador, ele é comumente usado como um desejo de que as pessoas se divirtam sem violência.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Quando o Filhos de Gandhy passa pelas ruas de Salvador, é tradição que os cantores do trio gritem três vezes a expressão ajayô. Então, o público que está na rua responde gritando a interjeição “ê” no intervalo entre os três ajayôs.

Omolu

Carlinhos Brown - Omolu, orixá da cura.

Ele é filho do orixá Ogun, que é representado sob a figura de um guerreiro, que sempre vai em busca dos objetivos. Ele sabe muito bem fabricar instrumentos necessários para a batalha e para o trabalho com a terra.

candomblé

Foi iniciado na música através de Osvaldo Alves da Silva, o Mestre Pintado do Bongô. Seus primeiros instrumentos, que marcariam toda a carreira e estilo musical, foram os de percussão, com aprendizado e desenvolvimento das células rítmicas provenientes dos terreiros de candomblé.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

pedido de desculpas. - Àgò onílé o! - Àgò yà! cuidado com as variações nas acentuações.

A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.

Candyall Guetho Square

Carlinhos Brown inaugura no próximo domingo o Candyall Guetho Square, local em que o grupo Timbalada irá ensaiar e se apresentar nas tardes de domingo em Salvador (BA). Com capacidade para 1.500 pessoas, o Candyall Guetho Square vem sendo construído há três anos pelo cantor.

Oxalá é o Orixá da vida, considerado como pai de todos, e o maior dos Orixás, para quem todos se curvam.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria. A língua iorubá é falada em países como Togo, Benim e Nigéria.

Axé, na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás. O axé pode ser representado por um objeto ou um ser que será carregado com a energia dos espíritos homenageados em um ritual religioso.

Odo = rio, Iyá = mãe; Odoiyá = mãe do rio ( rio Ogun Abeokutá, Nigéria.);