O que significa agulhadas na mama?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A região dos seios é bastante sensível. Isso se dá pelo grande número de terminações nervosas, que enviam sinais ao cérebro para que ele responda aos estímulos de dor, calor ou toque, por exemplo. A sensação de agulhadas pode ser sinal de algum distúrbio nervoso ou até mesmo de câncer de mama.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O que fazer: colocar compressas mornas pode ajudar a aliviar o desconforto, assim como tomar um banho com água morna e massagear levemente a região. Na gravidez é recomendado também usar um sutiã de amamentação para um melhor suporte dos seios.

Dor na mama ou mamilo. Inversão do mamilo. Eritema (vermelhidão) na pele. Edema (inchaço) da pele.

Estresse e ansiedade também estão ligados com a dor na mama, principalmente quando a paciente tem muito medo de ter câncer. Esse tipo de dor pode ser uni ou bilateral e pode afetar toda a mama ou uma área específica.

Sintomas iniciais do câncer de mama
Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, que acontece em 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria pessoa; Eritema (vermelhidão na pele); Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; Saída de líquido anormal pelos mamilos.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

A mastalgia, como é tecnicamente chamada as fisgadas nas mamas, é um quadro consideravelmente comum na vida das mulheres e que, de forma geral, não são sintomas de problemas graves de saúde.

Quais são as principais doenças da mama?

  1. Dores não cíclicas nas mamas. Grande parte das mulheres enfrenta dores cíclicas nas mamas. ...
  2. Cistos mamários. Muitas mulheres não sabem a diferença entre cistos e nódulos. ...
  3. Fibrose. ...
  4. Adenose. ...
  5. Fibroadenoma. ...
  6. Mastite. ...
  7. Afecção funcional benigna das mamas (AFBM) ...
  8. Hiperplasia mamária.

Portanto, os sintomas do cisto da mama podem ser:

  • Protuberância lisa, redonda ou oval móvel;
  • Dor ou sensibilidade na mama;
  • Sensibilidade nos seios pouco antes da menstruação;
  • Secreção pelo mamilo que pode ser clara, amarela ou marrom.

O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.

Normalmente, os nódulos benignos na mama doem ou causam algum desconforto por causa da presença de infecção e até mesmo abscesso. A Dra. Flávia explica: “Outros incômodos estão associados ao período pré-menstrual e à prática de exercícios físicos que sobrecarreguem o peitoral.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Dor cíclica nos seios/peito, ou dor mamária (também chamada mastalgia), é um sintoma pré-menstrual comum que ocorre em um padrão previsível relacionado ao ciclo menstrual. Geralmente ocorre na fase lútea (após a ovulação e antes da menstruação) e termina assim que a menstruação começa.