O que significa adulão na Bíblia?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

Adulão significa justiça do povo, refúgio, esconderijo. É um conjunto de cavernas que fica no vale de Elá. Ainda hoje, muita gente age com medo e desespero, sem fé nas promessas de Deus.

Na caverna de Adulão Davi aprendeu a lidar com as pessoas que estavam com ele e administrar tudo. Davi mudou de tal maneira, que num encontro inesperado com Saul em uma caverna, conseguiu se conter para não cometer vingança (I Samuel 24.1-22).

Quando os gigantes ainda habitavam a terra, eles se aliaram aos exércitos inimigos do Deus eterno, e atacaram o seu reino para dividi-lo entre si. Então levantaram-se homens poderosos para defenderem o reino, e foram chamados de Valentes, e eles estavam na caverna de Adulão.

Escrito por Davi enquanto se refugiava em uma caverna (possivelmente fugindo da perseguição de Saul), o Salmo 142 nos apresenta uma súplica desesperada por parte do salmista; que se vê sozinho, em uma situação de grande perigo, e precisa urgentemente de ajuda.

Os valentes de Davi eram homens corajosos e guerreiros. Eles se ocupavam de tarefas que defendiam o propósito do reinado de Davi. Então naturalmente os valentes de Davi eram homens acostumados à guerra e lutaram ao lado de Davi por Israel em diversas ocasiões.

Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164).

1 Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão.

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

Como o texto bíblico acima nos mostra, os principais guerreiros de Davi foram: Josebe-Bassebete: que enfrentou 800 filisteus e lutou até a espada ficar grudada em suas mãos. Sama: que defendeu o campo de suprimento. Eleazar: que estava posicionado para tomar os despojos.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Cavidade de qualquer forma ou tamanho em monte, rochedo ou sob a terra; antro, buraco-soturno, furna, gruta: “[…]

A palavra caverna na bíblia está relacionada a algo pejorativo, sempre que lemos sobre caverna na bíblia algo ruim irá ou esta acontecendo. A primeira vez que lemos na bíblia sobre caverna foi quando o Senhor Deus falou para Ló habitar em Zoar. Todavia Ló foi para a caverna.

A Caverna de Adulão e Sua Profundidade Profética
Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.

O título do Salmo 142 diz que essa oração foi feita por Davi quando estava na caverna. Durante sua fuga de Saul, relatada em 1 Samuel 22 – 24, Davi entrou em cavernas em, pelo menos, duas ocasiões: na caverna de Adulão (1 Samuel 22:1) e em uma no deserto de Em-Gedi (1 Samuel 24:1-3).

Ao invés de se rebelar contra o Senhor, os filhos (descendentes) de Corá se dedicaram ao louvor de Deus. Escreveram alguns Salmos lindos e cheios de reverência para com o Senhor. O tom e a mensagem do Salmo 42 sugerem circunstâncias como os apertos que Davi passou quando fugiu de Absalão.

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

Aprenderemos o segredo dos valentes de Davi? Em uma palavra, seria o estabelecimento do Absoluto Senhorio do Senhor Jesus Cristo. A Absoluta Soberania do propósito e plano proposto por Deus em Cristo Jesus. Isso era o que Davi representava naquele momento.

Hoje os valentes de Deus não abrem mão da Bíblia, e a usam sempre (Ef 6.17). Isto fala de intimidade com Deus, moldando-se à Sua Palavra (2Tm 3.16,17). Seja um valente Deus e parta para o ataque. A Bíblia é a única arma com a qual você ataca um morto e ao acertá-lo torna-lhe vivo.

Samá é mais bem observado como o valente de Davi, que com uma só tacada, derrotou um exército inteiro de 300-800 homens sobre de um monte de lentilha.

Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.

O livro de Salmos atribui pelo menos 73 (ou cerca da metade) dos salmos a Davi e os demais salmos a outros autores, entre eles Asafe (Salmos 50; 73–83) e a Hemã (Salmo 88).