O que significa adição na receita do óculos?

Perguntado por: nprates5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

No campo adição, está indicado o valor da presbiopia, que é sempre o mesmo para ambos os olhos. No último modelo de receita, o médico irá fazer os cálculos e indicar o grau de perto.

Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo.

Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

Cálculo da adição
Para encontrar a soma entre dois ou mais números, recorremos ao seu valor posicional, ou seja, juntamos unidade com unidade, dezena com dezena, centena com centena, e assim sucessivamente. Um exemplo de adição com números que têm só unidades é entre 5 e 8.

A adição é o ato de juntar elementos, uma das quatro operações básicas da aritmética. A adição está ligada a ideia de acrescentar. Toda vez que unimos novos elementos ou valores, estamos adicionando. Em Matemática utiliza-se a símbolo + para representar uma adição.

O que é Adição
A adição indica que você precisa de lentes multifocais, são mais comuns para pessoas acima de 40 anos, pois indicam presbiopia, mais conhecida como vista cansada. Significa que você precisa de grau a mais para poder enxergar com nitidez de perto.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Um olho perfeito sem astigmatismo tem 0 dioptrias. A maioria das pessoas tem entre 0,5 e 0,75 dioptrias de astigmatismo. Pessoas com uma medida de 1,5 ou mais geralmente precisam de lentes de contato, ou óculos para ter uma visão clara.

O campo esférico indica o grau de miopia ou hipermetropia e o campo cilíndrico, o valor do astigmatismo. No campo adição, está indicado o valor da presbiopia, que é sempre o mesmo para ambos os olhos.

Em uma receita que contenha dioptria, o astigmatismo é representado pelo sinal “– Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Cilíndrico (CIL), porém, sendo que em alguns casos é usado o sinal “+ positivo”.

Lembrando que, em resumo, se o sinal que acompanhar o seu grau no campo esférico for positivo (+) você tem o problema de visão chamado hipermetropia, já se o sinal for negativo (-) você tem miopia. No caso do grau estar preenchido no campo cilíndrico, isso significa que você tem astigmatismo.

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Por conseguinte, quando o eixo é entre 70 graus e 110 graus ou bem próximo de 90 graus, as lentes são mais grossas nas laterais externas. Quanto maior o grau, mais espessas as lentes vão ficar.

O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando. Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

- O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco. - Já o número antes da abreviação “Cil.” (de cilindro) corresponde ao grau de astigmatismo.

A adição é comutativa, ou seja: a + b = b + a. Isso quer dizer que, na soma de dois números, tanto faz a ordem em que eles são somados. Por exemplo: 10 + 20 = 20 + 10 = 30; A adição é associativa, ou seja, (a + b) + c = a + (b + c).

Propósito: Realizar contagens, reconhecer algarismos, juntar e acrescentar quantidades.

Está na hora de falarmos das demais operações da aritmética. O símbolo de adição (+) parece ter sido usado pela primeira vez pelo francês Nicole d'Oresme (1323–1382) no texto “Razões de Algoritmos”, manuscrito em latim entre 1356 e 1361.