O que significa Adenose simples e esclerosante?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Adenose Esclerosante é um achado frequente em material de biópsias de mamas. É caracterizada por um aumento desordenado do número de ductos mamários em meio a um estroma (aquele tecido do arcabouço mamário) mais denso que o normal, que chamamos de estroma esclerótico ou hialinizado.

A doença proliferativa da mama / hiperpla- sia epitelial significa proliferação do epitélio ducto-acinar, traduzindo-se por aumento do número de camadas de células epiteliais para o interior dos ácinos ou dos ductos afectados, com preservação da camada celular mioepi- telial subjacente.

Lesões de células colunares
Lesões com uma a duas camadas de células revestindo os espaços são referidas como alteração de células colunares; lesões com mais de duas camadas de células ou formação de tufos celulares são denominadas hiperplasia de células colunares.

Por mais que possa estar associada a alterações como microcalcificações e distorções da arquitetura da mama nos exames de imagem, gerando a necessidade de biópsias, é uma lesão benigna. Por isso, o seu diagnóstico, isoladamente, não requer tratamento subsequente.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Adenose esclerosante é uma lesão de mama benigna e proliferativa. Adenose esclerosante pode se manifestar através de imagens suspeitas em exames de mamas. É inconclusivo se a adenose esclerosante seja um marcador de risco para o câncer de mama.

Adenose simples
Caracteriza-se por um número ou tamanho aumentado de componentes glandulares, na maioria das vezes envolvendo as unidades lobulares.

Nenhum tratamento específico está disponível ou é necessário para alterações fibrocísticas, mas algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas: Usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo. Tomar analgésicos como paracetamol.

BI-RADS 5 – Achados altamente sugestivos de malignidade, que compreendem nódulos com forma irregular, margens não circunscritas, orientação vertical, presença de halo ecogênico e sombra acústica posterior, entre outras. Risco de malignidade superior a 95%.

Papilomas intraductais são um tipo de tumor benigno que se desenvolve nos ductos mamários, estruturas responsáveis por transportar o leite materno dos lobos dos seios ao mamilo, garantindo a alimentação do bebê nos períodos em que a mulher está amamentando. Na maioria das vezes, eles são assintomáticos.

A atipia epitelial plana é uma lesão benigna com estrutura parecida com as hiperplasias ductal ou lobulares com atipia. Apesar disto, neste caso não existe aumento no risco de câncer de mama. Geralmente diagnosticado ao acaso em biópsias e necessita pequena cirurgia para excluir lesões mais graves ao redor.

Alterações celulares benignas:
Inflamação sem identificação de agente, metaplasia escamosa imatura, reparação, atrofia com inflamação, radiação ou quimioterapia, achados microbiológicos, células endometriais normais fora do período menstrual ou após a menopausa: seguir a rotina de rastreamento citológico.

Significa que não há alterações sugestivas de lesões precursoras de câncer.

Alterações Celulares Benignas Reativas ou Reparativas: Inflamação. Células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASCUS).