O que significa ADD na receita de óculos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A Adição (ADD) é fundamental para quem quer saber como interpretar receita de óculos e indica a presença de presbiopia, também conhecida como vista cansada.

Como saber o grau do óculos pela receita: baixo, moderado ou alto. Os números presentes nos campos esféricos e cilíndricos indicam qual o grau que cada pessoa tem. Além disso, existe uma classificação para que cada pessoa identifique se o grau é baixo, moderado ou alto.

Pessoas que têm astigmatismo, muitas vezes, são míopes ou hipermetropes também. Em uma receita que contenha dioptria, o astigmatismo é representado pelo sinal “– Negativo” (exemplo: -2,00) no campo Cilíndrico (CIL), porém, sendo que em alguns casos é usado o sinal “+ positivo”.

Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Cálculo da adição

  1. Colocamos unidade em baixo de unidade, dezena em baixo de dezena, e centena em baixo de centena. ...
  2. 325 + 271 = 596. ...
  3. Agora somaremos as unidades, mas note que 4 + 9 = 13, logo, há 1 dezena e 3 unidades. ...
  4. Agora realizamos a soma das dezenas. ...
  5. Por fim, somaremos as centenas 1 + 3 = 4.
  6. Então, 384 + 59 = 443.

Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo. É nesse local que será informado o seu grau cilíndrico.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

Se o seu grau for baixo, essa mudança de eixo, que na verdade é bem pequena, pois 180 é o mesmo que 0, e 5 é o próximo eixo, não seria notada por você. Porém se o grau for mais alto, mesmo pequenas mudanças podem ser percebidas. O certo é levar o óculos para conferir e checar se está tudo certo!

O astigmatismo regular ocorre quando a córnea é curva mais em uma direção do que em outra. É a forma mais comum de astigmatismo e pode ser corrigido facilmente com óculos ou lentes de contato tóricas. O astigmatismo irregular é muito menos comum e ocorre quando a curvatura da córnea não é uniforme.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

Enquanto o “esférico” indica a presença de miopia ou hipermetropia, o “cilíndrico” aponta a presença de astigmatismo. A doença é causada por uma curvatura irregular da córnea e gera dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

Outra coisa que é influenciada pelo eixo é a espessura da lente que varia de acordo com os graus do eixo. Por exemplo: Se a receita diz de 70 a 110 graus, a lente irá possuir as extremidades mais grossas e assim por diante.

Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo é medido em graus (ou dioptrias). Caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerada alta ou avançada e precisa ser tratada, tanto para conservar a qualidade de vida quanto para prevenir possíveis complicações.

O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando. Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos.

Quando há grau leve de astigmatismo, que corresponde a até 2 graus, não é necessário usar óculos. Porém, a partir do grau moderado, entre 4 e 6 graus, já se pode discutir o uso de óculos para astigmatismo. Já acima desse grau o uso é indicado.