O que significa Acuenda o pajubá?

Perguntado por: msilveira4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

"Acuendar" é um termo presente no dialeto gay, o "pajubá", e, a depender do contexto (e considerando este em questão), significa "conhecer". O enunciado esteve presente no título do texto base de uma das questões do Enem 2018.

O pajubá (ou bajubá, em algumas vertentes) é um dialeto que surgiu da fusão de termos da Língua Portuguesa e elementos linguísticos de grupos étnicos africanos – iorubá, nagô, quimbundo, jeje, quicongo, fom etc. – trazidos ao Brasil por povos que, infelizmente, chegaram em nosso país na condição de escravizados.

“Amapoa” é um termo que vem do Ioruba e transformou-se em uma gíria de travestis para falar de mulher.

A sigla LGBT pode referir-se a qualquer pessoa não-heterossexual ou não-cisgênero, ou fora das normas de gênero pela sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, ou características sexuais.

Entenda a sigla LGBTQIAPN+
G- Gays: também conhecidos como homossexuais, são homens atraídos por outros homens; B- Bissexuais: são pessoas atraídas por mais de um gênero; T- Transgênero, travesti e transexuais: pessoas cuja expressão ou identidade de gênero é diferente do sexo biológico que foi atribuído no nascimento.

Aguenta vem do verbo aguentar. O mesmo que: mantém, sustenta, resiste, sofre, suporta, atura, tolera, equilibra, arranja.

Popularmente, o termo "chuchu" é utilizado no sentido figurado para designar uma pessoa querida, encantadora, aquela considerada favorita. Nesta acepção, a origem da palavra vem do francês "chouchou", cujo significado se refere a alguém que é o preferido em um grupo.

Neca, ensina o Houaiss, não quer dizer nada, absolutamente nada, "coisa alguma", vem do latim 'nec' (não, nem). Pitibiriba não está no dicionário, mas na informalidade do Google é definido como bagatela, mixaria, titica, zero, bulhufas, o que não existe.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Exprime a noção de totalidade, universalidade (ex.: panmixia , pan-americanismo). Nota: É seguido de hífen quando o segundo elemento começa por vogal ou h (ex.: pan-americano, pan-helenismo) .

QUEER são pessoas que não se identificam com os padrões de heteronormatividade impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos. INTERSEXUAIS são pessoas que possuem variações biológicas não binárias.

Bandeira do orgulho LGBTQIAP+
Sobre as cores da tradicional bandeira arco-íris foram inseridas as linhas preta e marrom representando pessoas negras e não-brancas. As linhas turquesa, rosa e branca são as cores da bandeira transexual, já o triângulo amarelo com o círculo roxo rementem a comunidade intersexual.

2. Balança morcego. Posição sexual, na qual mulheres trans ou travestis ficam penduradas de ponta cabeça, de olhos vendados e com a boca aberta. É um termo usado quase exclusivamente na internet, como "meme" ou "piada".

Não existe propriamente a locução “anos a fio”. O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas de tempo variadas: “horas a fio”, “dias a fio”, “semanas a fio” etc.

s. m. || (Bras.) , o mesmo que chuchu, planta hortense e seu fruto.