O que significa acordar e não conseguir se mexer?

Perguntado por: adias5 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

A paralisia do sono acontece porque durante o sono o cérebro relaxa todos os músculos do corpo e mantém-nos imóveis para que se possa conservar energia e evitar movimentos bruscos durante os sonhos.

O tempo que dura a paralisia do sono tende a ser variável. Em geral, possui duração não prolongada, que pode ocorrer entre 20 segundos até dois minutos.

A explicação do Espiritismo para a Paralisia do sono
O corpo físico e espiritual estariam se preparando para uma vida desdobrada entre os dois planos de existência. A ocorrência da paralisia do sono estaria então relacionada a um treinamento do espírito encarnado junto ao seu corpo.

Paralisia do sono para o espiritismo
Nesse sentido, a paralisia do sono pode ser uma experiência de evolução do espírito, em que corpo e espírito estariam se preparando para uma vida entre os dois planos. Outra teoria tem a ver com a crença de que vivemos muito próximos dos espíritos desencarnados.

Assim como o terror noturno, a paralisia do sono é um distúrbio ocorrido durante o sono, que por incrível que pareça, são mais comuns do que possamos imaginar, embora sejam assustadores, afinal, a sensação de estar acordado e não poder se mexer é perturbadora.

Durante o sono REM, há o relaxamento completo dos músculos do corpo, o que é fundamental para nos proteger, pois isso evita que tenhamos movimentos e outros comportamentos motores enquanto dormimos e sonhamos.

Uma rotina de higiene do sono pode ajudar a amenizar a quantidade de movimentos que impedem o corpo de ter o descanso que precisa. É necessário manter consistência no horário de dormir, evitar aparelhos eletrônicos, ter uma alimentação balanceada e praticar técnicas de relaxamento, como meditação.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Os efeitos da paralisia do sono podem ser atenuados com conhecimento, ou seja, entender do que se trata Espiritualmente é uma forma de prevenir a sua ocorrência. Ela é um estado em que a pessoa se encontra semidesperta e se tiver conhecimento, pode e deve pedir por proteção.

O pecado é, de fato, a grande paralisia da humanidade. Os homens se compadeceram desse homem paralítico, viu que a sua vida não andava para frente, que a sua vida não se movia, estava, de fato, imobilizada, travada, mas quiseram vê-lo ir à frente, por isso levaram-no até Jesus.

Entretanto, ainda que cause bastante medo pelas alucinações de falta de ar, pressão e afins, a paralisia do sono não coloca o paciente em risco de vida, visto que o organismo funciona normalmente durante a crise do transtorno.

Resumindo, os episódios da paralisia do sono seriam uma espécie de treinamento para o espírito que está encarnado junto ao corpo. Já o princípio “os espíritos estão por toda a parte” vem para explicar situações que acontecem durante a paralisia do sono como sentir a presença de alguém ou ouvir vozes e sons.

“Durante o período do sono o nosso cérebro não está 'desativado'. Muito pelo contrário, ele está totalmente ativo em alguns estágios e isso pode gerar uma estranheza quando uma parte do cérebro desperta antes de outra”, iniciou. O distúrbio ocorre quando a comunicação entre o cérebro e o corpo é cortada durante o sono.

Por ser uma experiência assustadora, a paralisia do sono pode ser traumática, levando o indivíduo a entrar em estado persistente de ansiedade e medo de dormir. Com isso, passa a sofrer com insônia, cansaço, falta de concentração e memória, desmotivação e sonolência diurna.

Esta sensação de que o período que dormiu não é reparador (ou que não dormiu) pode ser um indício de que seu sono é superficial, fragmentado e/ou insuficiente, provavelmente relacionado a algum distúrbio do sono, que deve ser melhor avaliado, para correto diagnóstico e tratamento.

Se os sonhos refletem as nossas experiências no plano espiritual durante o descanso do nosso corpo, um sonho bom pode significar que você fez coisas boas. Já os sonhos ruins, você sabe o porquê... E chegamos à grande dúvida: e quando sonhamos sobre algo e depois acontece? Com certeza absoluta, foi um aviso.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.