O que significa acordar com susto?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

Sabe aquela sensação de estar caindo, logo quando você está pegando no sono, que o faz despertar subitamente? Esse fenômeno é conhecido como espasmo hípnico, e por enquanto, só existem teorias para o explicar. O espasmo hípnico é um espasmo ou contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa.

Ao sonhar com queda em um abismo, da escada montanha, ou qualquer outro lugar, você provavelmente vai acordar assustado. Isso significa o caminho entre a consciência e o inconsciente aconteceu rápido demais e precisa entrar no eixo. O sonho também indica estado de relaxamento profundo das musculaturas do corpo.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

O Terror Noturno não tem causas ainda conhecidas, mas alguns estudos apontam que pode estar relacionado com distúrbios no desenvolvimento do sistema nervoso central. Também se acredita que os pacientes com essa enfermidade tenham predisposição genética a ela, embora nem sempre associada a fatores hereditários.

Esses episódios ocorrem durante o sono, ou quando a pessoa está prestes a dormir. Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação fisiológica (ou seja, natural do corpo) e que não prejudica o bem-estar ou a qualidade de vida do paciente.

A ansiedade noturna é um termo usado para descrever um tipo de ansiedade que afeta especificamente o sono. Ela se manifesta como uma sensação intensa de preocupação e inquietação que ocorre principalmente durante a noite, tornando difícil adormecer e mantendo um sono tranquilo.

O aumento da velocidade do ritmo cardíaco enquanto estamos dormindo ainda pode estar ligado a outros fatores, como: hipertireoidismo (uma tiroide hiperativa produz em excesso o hormônio tiroxina) quadros de anemia (devido à falta de glóbulos vermelhos saudáveis)

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra. Christine Maria Muniz.

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

A sensação é comum e, se combinada com um sonho, pode dar a sensação que você se moveu ou caiu. Quando ela parece parte de um sonho, isso é chamado de incorporação, e mostra a fantástica capacidade de improvisação de nossa mente, explica o neurocientista Tom Stafford, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido.

Superficialmente falando, é quando você sente que sua mente está acordada, mas o corpo não, de forma que você não consegue se mexer, mesmo estando ciente do que se passa a sua volta. O especialista explica que é uma condição física que algumas pessoas enfrentam ao acordar.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Como saber se o sonho é um aviso? A revelação de sonhos é muito real, fazendo com que você acorde bravo, triste ou assustada. Também é comum que o aviso seja trago em sonho por uma pessoa que confiamos e seguiremos seu conselho. Normalmente, a mensagem enviada é muito clara.

O terror noturno – muito confundido com o sonambulismo – é considerado uma parassonia, ou seja, um distúrbio do sono em que a criança tem diversos episódios de inquietude durante o sono, se contorcendo, gritando e chorando incontrolavelmente, e não se lembrando do ocorrido no dia seguinte.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Estresse e privação de sono
Doenças, privação de sono, estresse e até mesmo febre são situações que podem estar relacionadas aos episódios de terror noturno e a duração é entre um e dez minutos. Geralmente, o distúrbio se manifesta entre os 4 e 12 anos de idade, mas os adultos também podem apresentar.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

A especialista contou que se trata de uma manifestação de estresse agudo, que promove a liberação de hormônios estimulantes, como adrenalina, podendo gerar o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, dilatação de pupila, desvio de fluxo sanguíneo de pele e intestino para a musculatura.