O que significa acordar com a mão dormente?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

As mãos dormentes ao acordar podem ser um sinal de possíveis problemas de saúde subjacentes, como síndrome do túnel do carpo, lesões na coluna vertebral, doenças autoimunes, diabetes ou hipotireoidismo. É importante buscar atenção médica se você estiver sentindo suas mãos dormentes frequentes ao acordar.

O formigamento nas mãos ou parestesia, é um sintoma que pode ocorrer por uma simples pressão nos nervos, quando você estiver com o braço dobrado sob a cabeça ou devido a uma lesão crônica, e além do formigamento das mãos, podem surgir sintomas como: dormência, coceira, dor e perda da massa muscular.

O problema aparece quando surge o pinçamento (ou seja, compressão) do nervo mediano no túnel do carpo, onde passa do antebraço para a mão. As causas dessa compressão são variadas: podem estar relacionadas com diabetes, problemas tireoidianos, gestação, alterações anatômicas ou como consequência da artrite reumatóide.

O formigamento das mãos e pés geralmente não é perigoso e pode ser temporário. Contudo, em alguns casos, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente que requer tratamento.

A dormência tem causas diversas e ocorre quando uma parte da via de receptores sensitivos na pele até o cérebro não funciona corretamente. Se o indivíduo apresentar qualquer sinal de alerta. Pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso.

neurologia

A neurologia é a especialidade médica que trata de doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e os nervos periféricos.

Falta de vitamina b12
De acordo com estudos, a falta de B12 na dieta pode causar danos neurológicos, que podem surgir como formigamento nas mãos ou nos pés. A resposta para amenizar o formigamento nas mãos, nesse caso, é a reposição ou reforço de vitamina B12.

Formigamento, perda da sensibilidade, dor, sensação de queimação ou agulhadas, dormência e fraqueza nas pernas e/ou pés são os principais sintomas da neuropatia periférica, uma das complicações mais comuns nos pacientes com diagnóstico de diabetes.

O formigamento decorrente do excesso de ansiedade ou estresse pode afetar mãos, braços e língua, e na síndrome do pânico esse sintoma é normalmente acompanhado de suor frio, palpitações cardíacas e dor no peito ou na barriga.

Contudo, a causa mais frequente de dormência das mãos e dedos, e que se associa habitualmente a perda progressiva de força, é o chamado Síndrome do túnel cárpico. O Túnel Cárpico é o canal ou túnel localizado na região palmar do punho, por onde deslizam os tendões que fazem a mobilização dos dedos.

Portanto, quais posições são mais favoráveis para quem tem Síndrome do Túnel do carpo?

  1. De barriga para cima com os braços esticados ao lado do corpo. Ainda favorece o retorno venoso em todo o braço até o ombro.
  2. De lado, porém com um travesseiro entre os braços e de preferência com uma órtese para o punho.

Não deixe de consultar um médico caso sinta que o formigamento é muito intenso, constante ou sem relação com a postura corporal.

Dormência é uma sensação como a que ocorre durante o efeito de anestesia local, por exemplo, para tratamento odontológico. Formigamento é o que se sente quando deita de mau jeito, por cima do braço. Em ambos os casos, a sensação é transitória e a recuperação é completa.

Quente e Frio. Mudanças rápidas de temperatura, quando voltadas para a área particular de dormência, pode proporcionar um alívio rápido, especialmente entre aqueles que experimentam a dormência ou formigamento com sensação de queimação ou de frio.

Assim, algumas das causas mais comuns são: a pressão nos nervos, como pode surgir na síndrome do túnel do carpo, na hérnia de disco ou osteoartrose da coluna cervical, por exemplo, como também pode indicar dificuldades na circulação sanguínea, inflamações, enxaqueca ou doenças mais sérias, como diabetes, ...