O que significa acerto de contas?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O acerto de contas caracteriza como o pagamento de todas as pendências trabalhistas que podem existir após o término do contrato. É nesse momento em que se encerram todos os vínculos entre as partes e o profissional, uma vez desligado da empresa, pode dar início ao próximo passo de sua carreira.

1 certeza, acertamento, atino, correção, exatidão, justeza, perfeição, precisão.

1. Que se admitiu (ex.: a história, pouco admitida, de que o país tem petróleo, não é muito credível). 2. Que foi avaliado e recebeu aprovação para ingressar em alguma organização ou instituição.

Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

Um acerto trabalhista pode ser entendido como o ato de acertar todas as pendências entre um colaborador e empregado ao término de uma relação de trabalho. Neste momento é feito diversos cálculos para que o colaborador receba o que lhe é de direito.

Para calcular, basta dividir o valor do salário mensal pela quantidade de dias do mês da rescisão. Em seguida, multiplique o resultado pelos dias trabalhados.

1 baixa, corte, afastamento, dispensa, degradação, deposição, desemprego, despedimento, destituição, exautoração, exoneração, impeachment, impedimento, queda, remoção, retirada, desocupação.

1 satisfazer, quitar, liquidar, saldar, cumprir, solver, desendividar, realizar, desobrigar, extinguir. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Restituir dinheiro que se deve: 2 restituir, reembolsar, ressarcir, indenizar, embolsar.

Sinônimo de erro

  • Incorreção ou inexatidão: 1 incorreção, inexatidão, imprecisão, falha, imperfeição, defeito, solecismo. ...
  • Engano ou equívoco: ...
  • Ação ou comportamento inadequado: ...
  • Discrepância nos instrumentos de medida:

Ao ser demitido, o empregado tem direito ao saldo de salário até o dia do mês em que trabalhou, além do valor referente às férias disponíveis, aviso prévio indenizado ou trabalhado e mais. Lembrando que esses direitos variam de acordo com os tipos de rescisão de contrato de trabalho.

A demissão ocorre apenas quando o empregado solicita deixar a empresa. Já a dispensa parte sempre da empresa, que decide rescindir o contrato com o trabalhador.

Após ser demitido, você deve assinar o documento da demissão. A empresa pode exigir que cumpra o aviso. Em regra, é um prazo de 30 dias e você vai receber por esse período na rescisão.

Prazo para pagamento da rescisão
Para não arcar com as multas previstas no artigo 477 da CLT, o empregador deve cumprir a obrigação de rescisão no prazo de 10 (dez) dias corridos, a contar do término do contrato de trabalho.

Férias proporcionais e vencidas, acrescidas de 1/3; Aviso prévio de 50%, se for o caso; Multa de 20% sobre o valor total depositado pelo empregador a título de FGTS; Saque de até 80% do saldo do FGTS.

Assim, de forma simplificada, o saldo do FGTS corresponde a pouco mais de um salário por ano trabalhado. Por exemplo, se você trabalhou por três anos com um salário de 2.500 reais, poderá resgatar 8.210 reais do FGTS.

7 dicas para conferir o seu!

  1. Considere o motivo da rescisão. ...
  2. Veja se os valores estão proporcionais. ...
  3. Saiba o que você deve receber. ...
  4. Calcule os descontos devidos. ...
  5. Confira o aviso prévio. ...
  6. Leia com atenção o Termo de Rescisão. ...
  7. Acompanhe as informações no site do MTE.

Para realizar essa conta, divida o seu salário por 30 e multiplique pela quantidade de dias trabalhados até o dia em que o contrato foi encerrado. Ao resultado, some as horas extras e eventuais adicionais.

O valor da multa FGTS é de 40% sobre o valor do saldo da conta que está vinculada ao empregado.

Para cada mês trabalhado, o empregador deve pagar 1/12 do salário. Em um exemplo em que você demite um funcionário que trabalhou por 6 meses do ano, pague na rescisão metade do salário proporcional ao 13º salário.

Exemplo de cálculo de 13º proporcional no pedido de demissão
Sendo assim, o cálculo do acerto trabalhista leva em conta o 13º salário referente ao ano de 2022, no qual Felipe trabalhou durante 6 meses (de janeiro até junho). Isso significa que seu 13º proporcional é equivalente a 6/12 do salário.

Estabilidade é um período no qual um trabalhador não pode ser demitido de seu emprego ou transferido de cargo. Apenas é permitida a demissão em caso comprovado de justa causa. A estabilidade se inicia após 15 dias de afastamento das funções do trabalho e tem duração de 365 dias (1 ano).