O que significa abordagem do sistema fechado?

Perguntado por: arodrigues5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Um sistema fechado não interage com o ambiente externo. Embora poucos sistemas realmente assumam essa forma, algumas das abordagens clássicas realmente trataram as organizações como sistemas fechados. A suposição era de que, se os administradores aperfeiçoassem os processos internos, a organização teria sucesso.

Um sistema aberto pode trocar matéria e energia com suas vizinhanças; um sistema fechado pode trocar somente energia; um sistema isolado não pode trocar nada .

A empresa é caracterizada como um Sistema Aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (departamentos, processos, recursos humanos etc.) e do ambiente externo (economia, política, meio ambiente etc.). O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo.

Um sistema fechado é aquele não recebe qualquer influência do meio ambiente e também não influencia o mesmo.

A abordagem sistêmica (systems approach) prioriza a estrutura, as inter-relações e a dinâmica dos sistemas, em vez do detalhamento dos seus elementos, para entender como se conformam certos padrões e comportamentos agregados, como os observados em populações humanas.

Um sistema aberto é aquele que permite a troca tanto de matéria como de energia com o meio externo. Um sistema fechado permite somente a troca de energia, mas não de matéria. Por outro lado, o sistema isolado não permite a troca nem de matéria nem de energia com o meio externo.

Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa.

A Terapia Nutricional Enteral pode ser realizada por dois tipos de Sistemas: Aberto e Fechado. No Sistema Aberto, as dietas exigem manipulação e devem ser preparadas em local específico. Já o sistema fechado não demanda áreas de preparo ou envase.

Resposta. Podemos aumentar a energia interna: ao adicionar massa no sistema; aumentando a temperatura; realizando trabalho sobre o sistema.

Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação: Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema; • Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto; • Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.

As características principais desse modelo, chamado de organizações como sistemas abertos, são: importação, transformação, exportação,feedback, ciclos de eventos, entropia negativa, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

SISTEMA 1, Autoritário-Coercitivo (ou Autoritário Explorador); SISTEMA 2, Autoritário-Benevolente (ou Autoritário Paternalista); SISTEMA 3, Consultivo; SISTEMA 4, Participativo (ou Participação por Grupos).

Um sistema fechado só interage com a sua vizinhança por meio de trabalho e calor. Ele não deixa massa sair ou entrar. O volume de controle pode interagir das três formas com seu ambiente. Essa é a diferença entre ele e o sistema fechado.

Nesse sentido, uma empresa é caracterizada como um sistema aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (processos, normas, pessoas etc.) e do ambiente externo (sociedade, economia, política, meio ambiente etc.)

Pelo fato de conseguirmos trocar energia e matéria com o ambiente e os objetos, somos considerados sistemas abertos. Os seres vivos são sistemas abertos porque trocam matéria e energia com o ambiente.

Um sistema fechado não interage com o ambiente externo. Embora poucos sistemas realmente assumam essa forma, algumas das abordagens clássicas realmente trataram as organizações como sistemas fechados. A suposição era de que, se os administradores aperfeiçoassem os processos internos, a organização teria sucesso.