O que significa abdicar desistir?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

verbo regência múltipla Desistir por si próprio; renunciar seguindo sua própria vontade (a um poder soberano); renunciar: o papa abdicou do seu papado; a rainha abdicou o trono; o rei abdicou em seu primo a coroa de Portugal; sem esperanças, a rainha abdicou.

2 abandono. 3 cessão, demissão, desistência, renunciação, resignação, submissão.

abdicar – Pode ser intransitivo (O rei abdicou), transitivo direto (abdicou o trono) ou, preferivelmente, transitivo indireto regido pela preposição “de”: Abdicou do trono (e não ao trono).

Abdicação é o ato jurídico pelo qual um soberano abandona o poder, geralmente no benefício de um membro de sua família. A abdicação pode ser ligada às considerações pessoais, às pressões nacionais (insurreição) ou internacionais (guerra).

A abdicação de D. Pedro I, ocorrida em 07 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros e portugueses à época.

Precisamos ter disposição para seguir o Senhor; e para ter disposição para segui-Lo é necessário renunciar a si mesmo. A palavra “renúncia” já diz muita coisa. E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo.

A renúncia é um ato de vontade através do qual o herdeiro recusa a vocação sucessória. O ato de renúncia da herança deve ser sempre expresso, através de instrumento público ou termo judicial. Na sucessão legítima, a parte da herança que o herdeiro renunciou é acrescida a parte dos demais herdeiros.

Para renunciar herança, é preciso assim fazer de forma expressa através de escritura pública ou termo judicial, segundo constante no artigo 1.806 do Código Civil. Ainda, é importante salientar que não é possível renunciar parte da herança, ou seja, renunciar apenas alguns bens que não é de interesse da pessoa.

Conjugação do verbo: abdicar

  1. Presente. eu. abdico. tu. abdicas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. abdicava. tu. abdicavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. abdicarei. tu. abdicarás. ...
  4. Presente. que eu. abdique. que tu. abdiques. ...
  5. Futuro. se eu. abdicar. se tu. abdicares. ...
  6. Pessoal. eu. abdicar. tu. abdicares. ...
  7. eu. abdicaria. tu. abdicarias. ele/ ela/ você

A abdicação de Dom Pedro I ocorreu em 1831 e marcou o fim de uma série de problemas envolvendo guerras, crise econômica e disputa política. Após ter se tornado independente, em 1822, e ter se constituído formalmente como Império, com a Constituição de 1824, o Brasil começou a ter de se portar como tal nos trópicos.

1. renúncia a cargo, função, privilégio, direito, etc.

Em geral, um monarca só deixa exercer seu poder em caso de abdicação do trono ou morte. Dessa forma, o reinado é vitalício e passa entre membros da família de acordo com a linha de sucessão. Como a rainha Elizabeth 2ª não abdicou do trono durante seu tempo como monarca, só deixou o posto devido a sua morte.

Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país.

Em 10 de dezembro, em Fort Belvedere, Eduardo VIII redigiu o "Instrumento de Abdicação" na presença de seus três irmãos mais novos: o príncipe Alberto, duque de Iorque (que sucedeu Eduardo como Jorge VI), príncipe Henrique, Duque de Gloucester e o príncipe Jorge, Duque de Kent.

substantivo feminino Ação ou efeito de abdicar; em que há desistência; renúncia. plural Abdicações. Etimologia (origem da palavra abdicação).